Toyota apresenta nova família de carros globais na China
Conceitos Dear Qin em versões sedã e hatch antevêem o futuro da marca
A Toyota escolheu o disputado Salão de Pequim, na China, para apresentar os primeiros detalhes de sua nova família de automóveis compactos globais. Os conceitos “Dear Qin”, sedã e hatchback, são os primeiros estudos da montadora com o novo estilo, que deve entrar em vigor possivelmente já em 2013, como aponta a imprensa internacional.
Os protótipos fazem parte do plano “New Global Architecture”, que prevê a criação de três novas plataformas para serem usadas em carros da Toyota no mundo inteiro. Com isso, a montadora espera economizar 30% com custos de produção.
Veja mais: Primeiro modelo da Denza surge na China
Como manda a etiqueta dos carros conceituais, o desenho da dupla Dear Qin em exposição abusa de elementos modernos e traços que de uma forma ou outra são marcantes. O hatch, mais voltado ao público jovem, tem uma cara notadamente mais esportiva, com um envolvente para-choque mesclado ao conjunto óptico.
No sedã, como é típico da Toyota nesta categoria, a sobriedade é a marca registrada do carro, mesmo com elementos visuais modernos, como as linhas pontiagudas no capô e nos faróis de LED. Comparado aos sedãs atuais da empresa, a versão três volumes do Dear Qin é ligeiramente menor que o Corolla.
A montadora também não divulgou informações sobre a motorização dos carros. Sabe-se apenas que eles terão tração dianteira, devido ao perfil da nova plataforma. Entretanto, no vídeo de divulgação do projeto não faltam figuras e ruídos que remetem a eletricidade, que pode ser a fonte de propulsão desta nova família de carros japoneses. Outro hipótese são motores híbridos.
Outro projeto da Toyota exposto em Pequim é o conceito com o complicado nome “Yundong Shuangqing”. Trata-se de um veículo com motorização híbrida, cujo sistema foi desenvolvindo pela equipe da montadora na China. A marca, porém, não divulgou dados técnicos sobre o veículo.