Toyota Corolla gabarita teste de segurança; VW Polo alcança 3 estrelas

Latin NCAP divulga os resultados de sua quinta bateria de testes deste ano; VW Virtus indiano também foi avaliado
Toyota Corolla mantém nota máxima em segurança mesmo sob protocolos mais rígidos

Toyota Corolla mantém nota máxima em segurança mesmo sob protocolos mais rígidos | Imagem: Divulgação

O Latin NCAP divulgou nesta quinta-feira (1) os resultados da quinta bateria de testes realizados neste ano. 

O principal destaque ficou por conta do Toyota Corolla nacional, avaliado de forma voluntária pela fabricante japonesa e que alcançou nota máxima (5 estrelas) na avaliação do Latin NCAP. 

O Corolla, que oferece sete airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão desde 2017, atingiu 83,31% de proteção ao ocupante adulto, 91,84% em ocupante infantil, 59,72% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 81,57% em assistência à segurança. O modelo foi avaliado pela quinta vez por decisão voluntária do fabricante e o resultado é válido para todas as origens de produção”, destacam os responsáveis pelos testes. 

Vale destacar que a atual geração do sedã já havia sido avaliada em 2019, também alcançando a pontuação máxima em segurança, porém de acordo com o padrão anterior do Latin NCAP. 

A avaliação do Corolla nacional realizada neste ano, por sua vez, contemplou os padrões mais rígidos para impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (AEB) de cidade e alta velocidade, sistemas de suporte de pista (LDW, LKA e RED) e os controles de tração e estabilidade. 

VW Polo 

Ao contrário de outros modelos muito bem avaliados da marca, como é o caso do Nivus e do Taos, o Volkswagen Polo registrou apenas 3 estrelas na avaliação do Latin NCAP revelada hoje. 

Segundo o relatório do teste, “a falta de disponibilidade das tecnologias ADAS e dos airbags de cortina limitou principalmente o modelo a alcançar uma melhor classificação. O modelo foi avaliado por decisão voluntária do fabricante”. 

O Volkswagen Polo fabricado em São Bernardo do Campo (SP) conta somente com 4 airbags de série e os controles de tração e estabilidade. 

O Latin NCAP avalia a versão mais básica de equipamentos de segurança passiva dos modelos e recomenda aos consumidores a compra das versões equipadas com tecnologias ADAS testadas e de bom desempenho”, salienta. 

VW Virtus indiano 

A quinta bateria de testes do Latin NCAP também avaliou a pedido da fabricante o Volkswagen Virtus produzido na Índia, que chega a alguns países da região para complementar a produção brasileira. 

Importado com 6 airbags e os controles de tração e estabilidade, o modelo conseguiu entregar nota máxima (5 estrelas) nas baterias de teste às quais foi submetido. 

A Toyota e a Volkswagen estão mais uma vez mostrando seu compromisso com veículos mais seguros na região. Embora o desempenho de três estrelas do Novo Polo signifique que é um veículo razoavelmente seguro, o Latin NCAP acredita que um modelo tão popular deve visar cinco estrelas, especialmente através da substituição dos airbags laterais de cabeça e tórax por airbags de cortina e airbags laterais para o corpo e a incorporação de tecnologias ADAS”, analisa Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP. 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa