Toyota finalmente terá um SUV de entrada, mas será um Suzuki Vitara

Graças a uma parceria local com a Suzuki, Urban Cruiser deverá se tornar realidade na Índia ainda neste ano
Acima o Maruti Suzuki Vitara Brezza

Acima o Maruti Suzuki Vitara Brezza | Imagem: Reprodução internet

Para o mercado indiano, a Toyota entrou em uma parceria com a Maruti, grupo que vende e fabrica produtos da Suzuki por lá. Essa cooperação já rendeu frutos inusitados, como um Corolla com emblema Suzuki e o fim da linha do Etios, uma vez que a Toyota ofereceria uma versão do Suzuki Baleno em seu lugar. Agora, A Toyota deve finalmente lançar um SUV compacto de entrada por lá, com estreia programada para entre julho e agosto de 2020.

Será o Toyota Urban Cruiser. Tal modelo será um Maruti Suzuki Vitara Brezza que passará por algumas alterações relevantes antes de chegar às lojas da Toyota. De acordo com o site Autocar India, o Urban Cruiser deverá ter uma dianteira exclusiva para acomodar a identidade visual da marca.

Assim, para-choques, grade e outras peças plásticas que são mais baratas de produzir deverão receber o foco das mudanças para se diferenciar do Vitara Brezza. Parte mais caras e complexas, como faróis e lanternas, devem permanecer inalteradas. A traseira também poderá mudar, mas componentes de carroceria e até mesmo as opções de desenho para as rodas de liga-leve devem permanecer os mesmos.

Uma alteração importante que a Toyota deverá fazer no Urban Cruiser para se diferenciar do Suzuki VItara Brezza estará na cabine. Mesmo na Índia, o modelo original é visto como muito simples e com acabamento que abusa do plástico cinza. Assim, espera-se que a Toyota dê ao menos um ar mais premium para o SUV que carregará seu emblema.

Especula-se ainda na mídia indiana que o Toyota Urban Cruiser deverá trazer algum tipo de tecnologia híbrida-leve, integrando alternador, gerador e motor de arranque para auxiliar no consumo de combustível. Enquanto a opção da Toyota deve trazer esse equipamento tanto para os modelos de transmissão manual quanto os automáticos, o Maruti Suzuki Brezza oferece a tecnologia apenas para os carros com caixa automática.

Para a Índia, o preço do Toyota Urban Cruiser não deverá ser muito diferente do Suzuki Vitara Brezza, mas a Toyota costuma incluir garantias maiores para seus produtos por lá e pode agregar mais equipamentos de segurança em suas configurações topo de linha. Na Índia, os preços do Vitara ficam entre 750.000 rúpias e 1.150.000 rúpias, respectivamente R$ 54,8 mil a R$ 84 mil. Na conversão direta.

O Maruti Suzuki Vitara Brezza foi apresentado ao mercado indiano em 2016. Como é comum naquele mercado, tem menos de 4 metros de comprimento para pagar menos taxas. No entanto, ele tem visual diferenciado em relação ao Suzuki Vitara oferecido também no Brasil, sendo o primeiro produto da Suzuki feito pela Maruti inteiramente desenhado com o mercado indiano em mente.

Apesar de a Toyota estar em falta com uma opção de SUV compacto no mercado brasileiro, as chances de que o Urban Cruiser chegue por aqui, ainda mais custando praticamente o mesmo que um VW Fox, são baixas. O principal motivo seria que a parceria entre Toyota e Suzuki para a produção desse utilitário esportivo é válida apenas no mercado indiano.

Imagem do Autocar India sobre o futuro Toyota Urban Cruiser
Imagem do Autocar India sobre o futuro Toyota Urban Cruiser
Imagem: Autocar India