Começando a embalar no mercado, o Toyota Yaris mostra que tem fôlego para atuar em uma fatia mais nobre do segmento de carros compactos no Brasil. Com preços na faixa de R$ 60.000 a R$ 80.000 dependendo da motorização e tipo de câmbio, o Yaris mira um consumidor mais antenado com tecnologia, conjunto propulsor e deseja um automóvel recente. Logo, a meta do Yaris é ser a resposta da Toyota para quem deseja um Volkswagen Polo, um Fiat Argo mais equipado, dentre outros modelos nessa proposta.

Com isso, coube ao Toyota Etios, após um reposicionamento que eliminou suas versões mais caras, atuar em uma segmentação de mercado mais movimentada, no caso a dos hatches entre R$ 50.000 e R$ 60.000, onde o que manda é o custo-benefício e o consumir tende a contar com uma postura bem mais racional na hora de escolher seu futuro automóvel.

É inegável que isso o Etios cumpre muito bem hoje em dia, sobretudo após a sábia decisão da marca em oferecer os controles de tração e estabilidade de série na gama a partir da linha 2019.

Por essa razão – e respondendo a muitas pessoas que ainda questionam a continuidade do Etios e do Etios Sedã em linha – o Autoo levou a pergunta a Miguel Fonseca, vice-presidente executivo da Toyota do Brasil.

De acordo com ele, pela boa proposta que o modelo de entrada ainda é capaz de oferecer ele tem condições de coexistir com o mais novo produto da marca no país. “O Yaris está atendendo nossas expectativas e, inclusive, trazendo muitos clientes novos para a marca Toyota. O Etios, com isso, acaba sendo beneficiado também”, explica Fonseca.

Questionado se a linha Etios vai receber uma nova geração, Fonseca explicou que ainda é cedo para abordar o tema. “Acho que é importante destacar que mexemos no visual do modelo para a linha 2018 e, neste ano, o modelo recebeu os controles de tração e estabilidade. Em algum momento ele poderá passar por mudanças, mas quando isso ocorrerá não posso lhe adiantar”, menciona o executivo.

Vale a pena destacar que, apesar das evoluções que recebeu ao longo dos últimos anos, o Toyota Etios foi lançado no Brasil em 2012, portanto completará 7 anos de mercado em breve, período em que tradicionalmente um automóvel atual migra para uma nova geração. Se as vendas do Etios seguirem no patamar atual, parece que a Toyota pode sim investir em uma nova geração para a gama, a qual manteria a proposta de carro de entrada da fabricante japonesa. Seria algo para ocorrer, contudo, a partir da próxima década. Em 2019, o grande lançamento da Toyota no Brasil deverá ser a nova geração do Corolla, sedã médio mais vendido na categoria.  

 
 
Toyota Etios 2019
 
Toyota Etios 2019
Toyota Etios 2019
Toyota Etios 2019
 
Toyota Etios 2019
Toyota Etios 2019
Toyota Etios 2019
 
Toyota Etios 2019
Toyota Etios 2019
Toyota Etios 2019
 
Toyota Etios 2019
Toyota Etios 2019
Toyota Etios Sedã 2019
 
Toyota Etios Sedã 2019
Toyota Etios Sedã 2019
Toyota Etios Sedã 2019
 
Toyota Etios Sedã 2019
Toyota Etios Sedã 2019
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/