Um ousado VW Fusca desafia os motores V8; assista ao vídeo

Trata-se do Inch Pincher, com visual exótico e motor boxer bem preparado com estilo norte-americano

O Volkswagen Fusca foi criado na década de 30 com um objetivo bastante simples: chegar a 100 km/h, ter manutenção baixa e levar quatro passageiros, o que representava uma típica família alemã daquela época. E isso foi algo que ele fez com bastante maestria naqueles primeiros anos.

VEJA TAMBÉM:

Após a Segunda Guerra Mundial o besouro voltou a ser produzido e literalmente ganhou mundo com a produção em vários países e uma forte publicidade ligada às grandes vantagens de sua simplicidade mecânica e custo baixo, tanto de aquisição quanto de manutenção. Nos Estados Unidos ele se tornaria uma febre na década de 60 juntamente com a Kombi.

Foi nessa época que a Empi, uma empresa especializada em preparação dos motores boxer refrigerados a ar, resolveu reunir as melhores peças para criar um modelo que representasse tanto a qualidade do seu serviço quanto a possibilidade de preparação do pequeno e simpático modelo alemão.

Um Fusca nada discreto

Dessa forma nasceu o Inch Pincher, um projeto que chamava atenção tanto pela preparação mecânica quanto pela parte estética. A marca propositalmente fez algo bastante chamativo do lado externo para que a pintura atraísse a atenção dos espectadores nas provas de arrancada.

Como sabemos o quarto de milha é extremamente popular nos Estados Unidos. Essa medida para eles representa basicamente tudo que um carro pode entregar de desempenho. É claro que existem milhares de autódromos e disputas por lá também. Mas podemos dizer que essa medida de 1.600 metros tem um lugar especial no coração dos entusiastas norte-americanos.

E foi essa ideia do empresário José Ricardo de Oliveira ao criar uma versão nacional do ícone. O trabalho levou alguns meses e conseguiu personificar o verdadeiro espírito do modelo original. Vale ressaltar que este último sofreu várias mudanças ao longo dos anos mas sempre manteve o estilo chamativo como diferencial.

Para fechar o texto vale destacar as impressões no volante. A primeira coisa é o som do escape "tatuzão" que avisa de sua chegada há alguns quarteirões de distância. Fora isso o simpático Fusca ficou eternizado em uma versão que foi extremamente popular nos Estados Unidos e segue chamando atenção nas ruas do Brasil.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Veja outras colunas

VW Kombi e ID.Buzz: um encontro histórico; assista ao vídeo

07/06/2024 18h56

O clássico e o moderno lado a lado mostram quanto a indústria automotiva evoluiu

Um ousado VW Fusca desafia os motores V8; assista ao vídeo

29/05/2024 17h45

Trata-se do Inch Pincher, com visual exótico e motor boxer bem preparado com estilo norte-americano

Visitamos uma fantástica coleção de carros fora de série nacionais; veja vídeo

17/05/2024 16h01

Acervo conta com raridades como Farus, Glaspac, Farus, Santa Matilde, entre outras marcas