Versões esportiva e aventureira do novo Onix não estão descartadas

Flagra do Onix RS era de uma unidade destinada a mercados do exterior
Chevrolet Onix 2020 equipado com o pacote de personalização Adventure

Chevrolet Onix 2020 equipado com o pacote de personalização Adventure | Imagem: César Tizo

Com grande parte das informações antecipadas – inclusive o preço – em setembro durante o lançamento do Onix Plus, a Chevrolet lança nesta semana a segunda geração do Onix.

Compartilhando com o sedan o mesmo motor 1.0 tricilíndrico em suas variantes aspirada (até 82 cv e 10,6 kgfm com etanol) e turbo (116 cv e 16,8 kgfm), o Chevrolet Onix totalmente renovado apresenta evoluções profundas em relação ao hatch em sua primeira geração (que segue em linha na configuração Joy). Um bom exemplo pode ser visto nas dimensões, com ganho de 23 cm no comprimento e outros 4,1 cm na largura. O novo Onix 2020 conta, no total, com 4,16 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,47 m de altura e 2,55 m de entre-eixos. O porta-malas da nova geração do Onix pode acomodar 275 litros de bagagem, volume inferior ao de alguns rivais diretos, como é o caso do VW Polo (300 litros), e até mesmo do que a primeira geração registrava (280 litros). 

Interessante destacar que o novo Onix traz alguns diferenciais técnicos em relação ao Onix Plus para realçar seu foco em “esportividade e prazer ao dirigir”, como classifica a Chevrolet, enquanto ao Onix Plus cabe focar nos clientes que desejam mais “espaço e conforto”. Para isso, o novo Onix hatch conta com uma calibração da direção elétrica voltada a respostas mais diretas, enquanto os amortecedores também focam no aprimoramento das respostas dinâmicas. Além disso, acrescenta a Chevrolet, o próprio entre-eixos 5 cm mais curto do hatch em relação ao Onix Plus também favorece a dirigibilidade no modelo sem o terceiro volume saliente.

Durante a apresentação do modelo para a imprensa especializada, a Chevrolet fez questão de destacar que o novo Onix será o hatch aspirado mais econômico do Brasil, conseguindo alcançar média oficial, segundo os padrões do Inmetro, de 16,7 km/l na estrada com gasolina. A média em questão é registrada pela versão 1.0 manual 6 marchas.

Com um catálogo de versões igual do sedan Onix Plus, o hatch contará com três opções de pacotes de personalização, no caso o Adventure, Sport e Elegance. A opção Adventure não contempla alterações na suspensão, como ganho na altura em relação ao solo, e caracteriza-se pelas rodas diferenciadas, rack de teto e protetores de para-choques. O Kit Sport é marcado principalmente pelos spoliers frontais traseiros e laterais, além das rodas escurecidas. Já o Elegance traz um maior número de peças cromadas. 

Questionado pelo Autoo sobre um flagra recente que circulou na internet brasileira mostrando um Onix RS, Rodrigo Fioco, diretor de marketing da fabricante, explicou que a unidade em questão tratava-se de um produto para outros mercados. “Sempre estamos realizando alguns estudos, mas, pelo menos por enquanto, não temos a previsão de um Onix RS ou Activ na gama. O novo Onix chega ao mercado somente com os catálogos que apresentamos agora no lançamento”, destaca o executivo.

Ao que tudo indica, pelo menos neste momento, quem deseja um visual mais diferenciado para o novo Onix deverá mesmo ter que optar por algum dos três pacotes de personalização.

O Autoo participa do lançamento da nova geração do Onix e publicaremos nossas impressões iniciais sobre o modelo ainda nesta semana. Acompanhe!

 

Pacotes de personalização que serão oferecidos para o Onix 2020
Pacotes de personalização que serão oferecidos para o Onix 2020
Imagem: César Tizo

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!