Volkswagen anuncia novo câmbio de dez marchas
Outra novidade da Volkswagen é o motor 2.0 litros TDI diesel com turbo elétrico
Para atingir a meta de se tornar a montadora mais sustentável do mundo até 2018 – e também atender as novas leis de emissões que entram em vigor dois anos depois –, a Volkswagen anunciou novidades em um workshop na Alemanha nesta semana. Uma delas é a nova transmissão automatizada DSG de 10 marchas e dupla embreagem, conhecida também pelo código DQ511.
O novo câmbio, que apresenta um aumento de três marchas em relação a caixa DSG com maior número de relações da atual gama da fabricante, será utilizado em automóveis equipados com motores capazes de render até 55 kgfm de torque, o que deve incluir a linha de utilitários do Grupo Volkswagen. No entanto, os modelos que serão equipados com a novidade ainda não foram divulgados, mas espera-se que os carros mais vendidos da linha, como Golf e Passat, sejam os primeiros a receber a transmissão.
Outro destaque da transmissão DSG de 10 velocidades é uma função capaz de desligar o motor quando o motorista tira o pé do acelerador com o carro em velocidade constante, deixando o veículo rodar por inércia. Para ativar o conjunto novamente, basta voltar a pressionar o pedal do acelerador. Há ainda um novo sistema de recuperação de energia cinética.
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A Volkswagen mostrou ainda uma nova versão do motor 2.0 litros turbodiesel, da linha TDI, com potência de até 270 cv. A nova unidade vem equipada com um turbocompressor elétrico que elimina o “turbo lag”, um atraso na respota do turbo, e também válvula com atuação a até 2.500 bar de pressão e nova distribuição variável. Em comparação com o atual 3.0 TDI de 260 cv, o novo 2.0 TDI promete uma economia de combustível de 14%.