Volkswagen anuncia novo investimento no Brasil nesta quinta, 3

Montadora deve anunciar a produção do novo Golf VII em São José dos Pinhais, no Paraná, em conjunto com a fabricação do A3 Sedan e do Q3, da Audi

No Brasil, o Golf pulou da quarta geração direto para a sétima | Imagem: Volkswagen

Como se especulava, a Volkswagen anunciará nesta quinta-feira, 3, novos investimentos no Brasil, em cerimônia no Palácio do Planalto com a presidente Dilma Rousseff. Embora ainda não tenha confirmado, a montadora alemã deve anunciar a ampliação da fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, para produzir o novo Golf.

O aporte de recursos por parte da Volks era esperado desde o anúncio da Audi, que há algumas semanas decidiu voltar a produzir no Brasil, a partir de 2015. Como os modelos A3 Sedan e Q3 usam a mesma base do novo Golf (que acaba de chegar ao Brasil importado da Alemanha), existia um caminho natural para sua nacionalização.

Estima-se que a VW investirá cerca de R$ 700 milhões em complemento aos R$ 500 milhões bancados pela Audi. Há rumores que também o SUV Tiguan será feito em Pinhais, na sua nova geração, ainda inédita.

Veja também: Mercedes-Benz anuncia fábrica em São Paulo para produzir GLA e Classe C

A onda de anúncio de investimentos de montadoras no Brasil foi estimulada pela adoção do regime Inovar Auto que praticamente obriga os fabricantes a instalarem linha de produção no País a fim de não pagar impostos ainda mais altos. O efeito da medida pode ser notado pela decisão de abrir fábricas no Brasil tomada pelas marcas de luxo alemãs como o BMW, Mercedes-Benz e Audi. A Land Rover deve ser a próxima a fincar raízes no Brasil, segundo rumores do mercado.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!