Volkswagen comemora 60 anos de Brasil

Para marcar a data, montadora deve lançar ainda este ano o compacto Up! e o novo Santana no País

Armazém na Rua do Manifesto, Ipiranga, onde a VW iniciou operações no Brasil, em 1953 | Imagem: Divulgação

A Volkswagen do Brasil comemora no neste sábado (23), 60 anos de atividades no Brasil, país escolhido para receber a primeira operação da empresa fora da Alemanha. Para celebrar a data, embora não confirme, a marca deve lançar no mercado nacional, ainda no segundo semestre deste ano, o veículo compacto com motor três cilindros Up! e o novo Santana. Estima-se também que a sétima geração do Golf desembarque por aqui no início de 2014 encerrando o ciclo de comemorações.

As atividades da montadora tiveram início no Brasil em 1953 em um galpão alugado no bairro do Ipiranga. Com apenas 12 funcionários, a empresa montava os primeiros Fuscas e Kombis com peças que vinham da Alemanha, que aos poucos foram substituídas por componentes nacionais.

Com o sucesso nas vendas, a marca anunciou o projeto de construir uma fábrica por aqui, com o intuito de que esta se tornasse uma base de exportação para toda a América do Sul. Em 1959, no entanto, o projeto se tornava realidade como um dos acontecimentos mais emblemáticos para a Volks no País: a inauguração oficial da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, por onde o então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, passeou a bordo de um Fusca conversível.

Atualmente, a montadora, que coleciona superlativos, é reconhecida como a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, comercializa 22 modelos e possui a maior rede de concessionários, com mais de 600 lojas. Além da planta de São Bernardo do Campo, mais três foram instaladas: Taubaté (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP).

Até 2001 a Volks foi líder de vendas no Brasil e atualmente luta para voltar a ocupar o primeiro lugar, que perdeu para a italiana Fiat em 2002 e, desde então, não recuperou.

Segundo a marca, desde 1953 são:

20 milhões de veículos produzidos no Brasil
3 milhões de veículos exportados para 147 países
17 milhões de veículos vendidos no mercado interno
22,5 mil funcionários trabalhando atualmente nas 4 fábricas
Mais de 30 modelos desenvolvidos no País
Mais de 1,6 milhão m2 em fábricas (área construída)
Mais de 600 concessionárias
Mais de 7,5 milhões de motores produzidos na fábrica de São Carlos desde 1996
Produção recorde de mais de 900 mil motores em 2012
Recorde histórico de vendas em 2012, com 768.395 unidades
Recorde de produção da marca em 2012, com 852.086 com unidades

Assine a newsletter semanal do AUTOO!