Volkswagen define data de lançamento do Nivus

Novo SUV da marca inaugura o visual de cupê no segmento de utilitários esportivos e ainda trará nova central multimídia
Trabalho de Kleber Silva para retirar a camuflagem das fotos originais do VW Nivus

Trabalho de Kleber Silva para retirar a camuflagem das fotos originais do VW Nivus | Imagem: Kleber Silva

Depois de um pouco de mistério, a Volkswagen finalmente revelou a data de lançamento oficial para o Nivus. O novo utilitário esportivo da marca será o primeiro em nosso mercado a trazer linhas de um cupê para o segmento dos SUVs. A novidade será internacional e o Brasil será o primeiro país a comercializar o carro.

A Volkswagen reservou o dia 28 de maio, às 11h, para a apresentação global do Nivus, que será feita pela internet. A comercialização deve ocorrer na sequência, em algum momento a partir de junho. Assim como T-Cross, o Nivus usará como base a plataforma MQB-A0 da VW. Enquanto o primeiro usou o entre-eixos do Virtus para priorizar o espaço no banco traseiro, o segundo usará o entre-eixos do Polo. O visual mais esportivo do Nivus também vai favorecer o porta-malas da novidade, que terá 415 litros contra 373 litros do T-Cross.

Além da silhueta inédita em seu segmento, o VW Nivus deverá estrear também uma nova central multimídia, batizada de VW Play. Com 10,1 polegadas de tela, a peça promete entregar níveis maiores de serviços pela internet e de conectividade com smartphones. Seu projeto foi desenvolvido no Brasil e ela permitirá o espelhamento de smartphones da Apple via CarPlay sem uso de cabo. O Android Auto, contudo, seguirá exigindo a conexão física.

Em termos de medidas, sabe-se apenas que o modelo terá 2,56 m de entre-eixos (mesma medida do Polo) e 4,26 m de comprimento. São 7 cm a mais que o T-Cross. A motorização do Nivus será a mesma das versões de entrada do T-Cross, no caso ficando a cargo do 1.0 TSI com turbo injeção direta e três cilindros. Ele envia seus 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque sempre às rodas dianteiras por meio de uma transmissão automática de seis velocidades.

Fábricas começam a reabrir

Além de já ter adiantado a data de estreia do Nivus, a VW também informou que a fábrica de motores da empresa em São Carlos (SP) e as linhas de São Bernardo do Campo (SP) e Taubaté (SP) retomarão as atividades de forma parcial a partir de 26 de maio. A fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) opera parcialmente desde 18 de maio, após a aplicação de mais de 80 medidas de segurança, que também serão usadas nas demais unidades.

Trabalho de Kleber Silva para retirar a camuflagem das fotos originais do VW Nivus
Trabalho de Kleber Silva para retirar a camuflagem das fotos originais do VW Nivus
Imagem: Kleber Silva

Assine a newsletter semanal do AUTOO!