Volkswagen deve usar plataforma MQB em carros populares

Empresa alemã desenvolve nova versão da MQB para equipar, principalmente, os modelos vendidos em mercados emergentes

Plataforma MQB da Volkswagen | Imagem: Divulgação

A plataforma MQB, base mecânica que atualmente é usada com exclusividade nos modelos médios e superiores da linha do Grupo Volkswagen, estará presente em breve também em automóveis mais baratos. Segundo o site Autocar India, a MQB deve ganhar uma versão mais simples, dedicada especialmente para os veículos comercializados em mercados emergentes.

Em relação a plataforma MQB usada atualmente, o novo modelo vai ser fabricado com menor uso de aços de alta resistência e alumínio, tudo para reduzir os custos de produção. Junto a ela haverá um conjunto de suspensão mais simples e também acabamento mais modesto.

Veja também: entenda a plataforma MQB, da Volks

A fonte, porém, não revelou quais modelos serão equipados com a nova base, entretanto, é bastante provável que a próxima geração do Fox seja lançada com a novidade, algo previsto para meados de 2016. O novo hatch compacto vai manter as características da versão atual, como o teto mais alto, porém terá um refinamento a mais para subir de patamar na linha da empresa e ocupar o lugar do Polo.

O próximo Gol, por outro lado, deve ser equipado com a plataforma do up!.