Volkswagen surpreende e venderá novo Golf a partir de R$ 67.990

Hatch médio terá duas versões, Highline e GTI, com sete pacotes no total e preços competitivos

Versão Highline traz o novo motor 1.4 TSI de 140 cv | Imagem: Divulgação

A expectativa que o mercado tinha sobre o preço competitivo do novo Golf foi superada pela Volkswagen. A marca alemã havia deixado transparecer em alguns eventos reservados que o hatch médio custaria pouco menos de R$ 70 mil, mas a versão mais barata ficou ainda mais em conta: custará R$ 67.990.

Os preços de toda a linha foram revelados neste sábado em Berlim, Alemanha, em evento para a imprensa especializada brasileira que antecede o Salão de Frankfurt, maior evento do gênero em 2013. AUTOO traz nesta segunda-feira a avaliação com o modelo.

Alemão acessível

O Golf, agora da geração 7, terá inicialmente duas versões, Highline e GTI, que reúnem sete pacotes de equipamentos. O Highline, com motor 1.4 turbo, terá os pacotes “standard” (R$ 67.990), Elegance (R$ 72.990), Exclusivo (R$ 82.990) e Premium (R$ 92.990). Já o esportivo GTI, com motor 2.0 de 200 cv, poderá ser adquirido também no pacote Standard (R$ 94.990), Exclusive (R$ 110.990) e Premium (R$ 125.990). Além deles, há a opção de teto solar por R$ 4.500.

De fato, alguns itens interessantes e até inéditos na categoria, como o DLA, de luzes dinâmicas, ou o ACC, sistema que mantém o carro a uma distância definida do veículo da frente, tornarão o Golf bem caro (eles ainda estão sendo adaptados), mas é positivo ver a Volkswagen oferecendo versões para mais bolsos. Valores que deverão ser mais baratos nas versões de entrada e intermediária que ficarão para uma segunda etapa.

Veja também: novo Focus III faz pré-estreia no Brasil

O objetivo da Volkswagen é retomar a dianteira entre os hatches médios perdida em meados da década passada quando o Golf 4 foi congelado enquanto seus rivais evoluíram. Hoje, o Focus é o carro a ser batido, não por acaso, também mudará de geração no final deste mês. A ofensiva alemã, ainda limitada pela importação da Alemanha, deverá ser mais forte quando o Golf passar a ser produzido no Brasil, o que é esperado para 2015, embora não admitido pela VW.

Os primeiros carros chegarão ao Brasil dentro de três semanas, mas a Volks já começou a realizar ações nas concessionárias para mostrar o Golf aos clientes. A marca, no entanto, não revelou quantos carros serão vendidos por mês - a empresa quer esperar o retorno dos compradores para fazer novos pedidos em 2014.