Volvo cria detector de ciclistas

Sistema que freia automaticamente o veículo em risco de colisão virá instalado nos novos modelos da marca

Sistema de detecção de ciclistas da Volvo | Imagem: Divulgação

A Volvo continua inovando no quesito segurança, não apenas para proteção de quem está dentro do veículo, mas também para quem está fora dele. Em épocas em que acidentes com ciclistas são cada vez mais recorrentes, a marca sueca anunciou durante o Salão de Genebra, o primeiro sistema de detecção de ciclistas, que será instalado nos seus novos modelos. O equipamento freia o veículo automaticamente se identificar o risco de colisão.

A Volvo, que apresentou recentemente no modelo V40 o primeiro airbag para pedestres, explica que aproximadamente 50% dos ciclistas que morrem no trânsito na Europa são vítimas de a uma colisão contra um automóvel.

Veja mais: Volvo V40 foi considerado o modelo mais seguro de 2012

O sistema é formado por uma câmera instalada atrás do espelho retrovisor interno, um radar na grade frontal e uma unidade de controle no console central. Se for identificado um ciclista em rota de colisão, o sistema avisa o condutor e, se ele não reagir, trava automaticamente o carro.

A Volvo quer introduzir este recurso em todos os modelos que contam com sistema de detecção de pedestres. Por isso, a partir de meados de maio, virá instalado nos modelos V40, S60, V60, XC60, V70, XC70 e S80.

Assista o vídeo e veja como funciona o sistema:

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas