Volvo cria sistema portátil de recarga em 90 minutos

C30 elétrico é o primeiro modelo do gênero a usar um recarregador trifásico a bordo

Volvo C30 Electric Generation II | Imagem: Divulgação

Principal problema hoje do carro elétrico, a baixa autonomia dos modelos à venda no mercado mundial tem sido um impeditivo para a popularização da tecnologia. Além de terem alcance baixo, os carros elétricos também demoram para serem recarregados.

A solução mais promissora tem sido a recarga noturna combinada a postos onde há um sistema trifásico capaz de elevar a carga de energia elétrica para cerca de 80% da capacidade em pouco tempo.

No entanto, enquanto não são desenvolvidas baterias com maior capacidade, a Volvo decidiu apresentar uma novidade, um kit de recarga portátil trifásico. Com ele, o modelo C30 Electric de 2ª geração é capaz de completar sua carga de eletricidade em apenas 90 minutos. Talvez o mais interessante desse sistema seja a possibilidade de ter 20 km extras de autonomia com meros 10 minutos de carga.

Veja também: Volvo cria sistema de detecção de ciclistas

O aperfeiçoamento do C30 elétrico contou com a colaboração da Siemens, parceira da Volvo no desenvolvimento do modelo, que agora possui um motor mais potente, com pouco mais de 120 cv de potência e capacidade de aceleração de 0 a 70 km/h em apenas 5,9 segundos.

A Volvo planeja disponibilizar uma frota de 100 unidades do C30 elétrico a empresas de leasing na Europa a partir de julho.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!