Segmento bastante restrito no Brasil, os sedãs de luxo acabam de ganhar mais integrante, o S90, da Volvo. Mas a marca sueca foi esperta em trazer para o país uma versão especial do modelo, a T8, com motorização híbrida e impressionantes 407 cv de potência – 320 cv do motor 2.0 4 cilindros turbo e 87 cv do motor elétrico.

O belo sedã, além de tudo, é veloz: faz de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, marca que faz dele o mais rápido Volvo já vendido no Brasil, segundo a marca. Mas é no conjunto equilibrado que o S90 se destaca.

Irmão de plataforma do SUV XC90, o sedã S90 chega no acabamento Inscription com direito a itens como sistema de som premium Bowers & Wilkins de 1.400 watts de potência, bancos de couro perfurados, detalhes do painel em madeira, cluster digital e a já conhecida central multimídia vertical Sensus Connect, um dos mais intuitivos do mercado.

A variedade de equipamentos eletrônicos é imensa: inclui Head Up Display, sistema Park Assist com câmera de 360 graus, e assistente de condução Pilot Assist que reúne auxílios à direção, aceleração, frenagem e rolamento dentro das faixas. De quebra, o S90 ainda possui um freio de emergência ativo que age em situações em que o motorista não reage conforme o esperado.

O S90 possui tração integral com suspensão a ar ativa na traseira, sistema Full LED e, claro, uma propulsão híbrida super eficiente e que pode ser ajustada em três modos, “Pure” (para uso na cidade e com economia), “Hybrid” (que gerencia o melhor uso dos motores) e “Power” (que foca em respostas rápidas na direção).

No modo mais eficiente, o S90 é capaz de rodar 21,3 km com um litro de gasolina na cidade e 25,6 km/l na estrada. A bateria pode ser recarregada pelo motor ou por tomada externa (cabo com 4,5 m incluso) – são 3 horas para completá-la numa tensão de 220V e 16 ámperes.

Preço convidativo

Todo esse pacote é oferecido pela Volvo por um preço bastante convidativo: R$ 365.950. Para se ter uma ideia, é cerca de R$ 50 mil mais em conta que um BMW 540i M Sport, menos potente (340 cv) e que não híbrida.

Os primeiros quatro emplacamentos do S90 T8 foram realizados em setembro, mas o modelo deve começar a ser entregue neste mês para os primeiros compradores. Em que pese a onipresença de SUVs no mercado, o S90 tem potencial de atrair um bom número de clientes, claro, dentro dos parâmetros desse minúsculo segmento.

 
 
Volvo S90 2019
 
Volvo S90 2019
Volvo S90 2019
Volvo S90 2019
 
Volvo S90 2019
Volvo S90 2019
Volvo S90 2019
 
Volvo S90 2019
Volvo S90 2019
Volvo S90 2019
 
Volvo S90 2019
Volvo S90 2019
Volvo S90 2019
 
Volvo S90 2019
Volvo S90 2019
Volvo S90 2019
 
Volvo S90 2019
Volvo S90 2019
 
 
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/