Volvo: todos os carros da marca devem ser elétricos até 2030

CEO da marca quer eletrificação total da linha de produtos da empresa. Motores a combustão ainda não têm data para acabar
Volvo XC40 T5 Twin Engine

Volvo XC40 T5 Twin Engine | Imagem: Divulgação

Alguns países europeus e determinados estados dos EUA, principalmente o da Califórnia, já estão se preparando para proibir a venda de veículos novos com motores de combustão interna a partir de 2030. Dessa forma, é apenas uma questão de tempo até as montadoras se adequarem à nova realidade que está sendo imposta.

Em entrevista ao site Automotive News Europe, Hakan Samuelsson, CEO da Volvo, afirmou que a montadora sueca pretende se tornar uma marca exclusivamente elétrica nos próximos dez anos. A empresa já declarou que um de seus objetivos atuais é ter metade de suas vendas globais representadas por modelos totalmente elétricos até 2025, mas ainda não definiu um prazo para quando deixará de fabricar novos veículos com motores de combustão interna.

Sistema híbrido plug-in da Volvo
Sistema híbrido plug-in da Volvo
Imagem: Divulgação

O executivo declarou ainda que “o caminho a seguir seria ter regras claras sobre quando precisamos deixar de oferecer o motor de combustão. Eu ficaria surpreso se não estivermos oferecendo apenas carros elétricos a partir de 2030.” Embora a Volvo projete que apenas 20% de suas vendas globais em 2020 sejam de modelos eletrificados, a maioria deles ainda são híbridos ou híbridos plugáveis.

Samuelsson disse que a sua empresa já chegou à conclusão de que o fim dos modelos a combustão está próximo e não está preocupada com países como o Reino Unido, que recentemente estabeleceu um prazo ainda menor para o fim da venda de modelos com  motores de combustão interna naquele país.

“A Volvo será muito cuidadosa e fornecerá veículos elétricos antes mesmo que eles sejam legalmente obrigatórios”, disse o executivo. Hoje, maioria dos modelos da marca já possuem ao menos algum tipo de eletrificação, isso vale até para o XC40, pequeno SUV de entrada da empresa. A Volvo também está focando na Polestar, que deverá ser a divisão de alta performance eletrificada da marca.

Volvo XC40 2020
Volvo XC40 T5: apesar de ser o modelo de entrada, já conta com propulsão eletrificada
Imagem: Divulgação