VW Fox ganha novo motor 1.0 TEC

Com recursos mais eficientes, propulsor é até 3% mais econômico que o VHT anterior

Volkswagen Fox 1.0 TEC | Imagem: VW

A Volkswagen do Brasil oficializou nesta sexta-feira (31) o lançamento do Fox com o novo motor 1.0 8V TEC, sigla para “Tecnologia para Economia de Combustível”. Segundo a fabricante, que já aplicou o mesmo propulsor nos modelos Gol e Voyage 2013, o bloco é até 3% mais eficiente na economia de combustível em relação ao 1.0 VHT anterior. O preço do carro começa em R$ 29.490.

O rendimento, todavia, não muda. O motor TEC gera até 76 cv e 10,6 kgfm de torque máximo com etanol. Abastecido com gasolina os números vão para 72 cv e 9,7 kgfm.

Veja mais: Gol fica mais bonito e melhor de guiar

Segundo explicação da VW, a melhora no consumo foi alcançada graças a utilização de recursos mais eficientes, como os novos bicos injetores e coletor de admissão. A montadora também atualizou a programação da ECU – a central de gerenciamento eletrônico do motor – e diminuiu o atrito entre as peças móveis no interior do bloco.

Veja mais: Novos Gol e Voyage chegam à rede VW

Com o novo motor da família TEC, o Fox acelera do 0 aos 100 km/h em 14,1 segundos e atinge até 160 km/h de velocidade máximo (desempenho obtido com etanol). A Volks, entretanto, não divulga dados sobre consumo médio de combustível.

Motor 1.6

O Fox ainda é oferecido com o motor 1.6 EA111 VHT, de até 104 cv. Com esse propulsor, o Fox poder ser equipado com o câmbio I-Motion. A versão 1.6 conta também com a versão BlueMotion, que – graças a uma série de modificações – traz benefício de economia de combustível superiores a 10%.