VW Polo 2023 deve estrear com novidade interessante sob o capô

Evolução do hatch está prevista para chegar ao mercado neste semestre
Dianteira do Polo 2023 nacional deverá trazer elementos do irmão europeu (acima)

Dianteira do Polo 2023 nacional deverá trazer elementos do irmão europeu (acima) | Imagem: Divulgação

Com sua mais recente atualização visual circulando pela Europa há um bom tempo e o fato da inédita configuração Track já ter sido confirmada para 2023, é natural que o VW Polo atualmente produzido em São Bernardo do Campo (SP) também receba alguns aprimoramentos em breve. 

Uma informação recente apurada pelos colegas do Mobiauto sugere que os catálogos de entrada do Polo deverão ter uma novidade interessante sob o capô quando a linha 2023 chegar ao mercado, o que é esperado para ocorrer ainda neste semestre. 

De acordo com o site, o Polo 2023 vai substituir a oferta dos motores 1.0 aspirado e 1.6 16V pelo 1.0 turbo com injeção direta em sua configuração 170 TSI, até então aplicada no já descontinuado VW up!. 

No hatch pequeno, o propulsor 170 TSI entregava até 105 cv e 16,8 kgfm com etanol, números que podem ser revistos na aplicação para o Polo 2023 por conta da nova norma de emissão L7 do Proconve. Assim como ocorre atualmente, o Polo 170 TSI deverá ser oferecido somente com transmissão manual de 5 marchas. 

Ainda segundo o Mobiauto, as versões intermediárias do Polo, no caso a Comfortline e a Highline, seguirão com o 1.0 turbo na configuração 200 TSI, ambas apenas com a opção do câmbio automático. 

Pedida interessante

Se, de fato, as apurações se confirmarem, ao oferecer um preço competitivo o eventual Polo 170 TSI será uma pedida bastante interessante, em especial para quem abre mão da caixa automática e busca apenas melhor compromisso entre desempenho e consumo, relação que deverá ser bastante favorável no hatch. 

O Polo 2023 produzido no ABC Paulista deverá seguir as evoluções estéticas presentes na dianteira do irmão europeu, entretanto, ao analisarmos flagras do Mobiauto, a traseira do hatch nacional deverá preservar o estilo atual, ao contrário do que ocorreu na Europa. Por lá, o VW Polo passou a contar com um novo conjunto óptico traseiro, o que poderia, de certa forma, encarecer o projeto do hatch por aqui. 

Um ponto que talvez será revisto pela Volkswagen pode ser a questão da falta de itens avançados de tecnologia no Polo brasileiro. 

Hoje em dia, enquanto modelos como o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20 podem oferecer recursos como o assistente de estacionamento ou a frenagem autônoma de emergência em suas versões topo de linha, o hatch da VW não disponibiliza nenhum assistente de condução sofisticado. 

Na Europa, por sua vez, o novo Polo passou a contar até mesmo com o IQ. Drive Travel Assist. A tecnologia de condução parcialmente autônoma é uma combinação do piloto automático adaptativo (ACC) com o assistente de permanência em faixa (Lane Assist), algo que nenhum competidor direto do Polo por aqui oferece até o momento. 

Logo, se você está considerando a compra do modelo da VW, vale a pena aguardar pelas melhorias da linha 2023. 

Interior do novo Polo europeu: volante, central multimídia e painel novos
Interior do novo Polo europeu: volante, central multimídia e painel novos
Imagem: Divulgação

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