A cada dia noticiamos mais lançamentos de SUVs e a tendência é que o segmento aumente consideravelmente nos próximos anos, com as fabricantes explorando novos nichos de mercado. Enquanto isso, outros modelos são "vitimados" pelos SUVs, como notamos recentemente com o Golf e o Golf Variant, para a entrada de SUVs na gama Volkswagen. E foi justamente sobre a marca alemã o que o repórter Henrique Rodriguez, da Quatro Rodas, apurou uma notícia relevante: a marca alemã terá não um, mas dois SUVs abaixo do T-Cross.  

Essa novidade deverá ser um crossover (CUV) do Polo, com o mesmo entre-eixos do hatch. Mas ele não terá nada de tão novo assim, além de mudanças no visual, para se tornar um Polo "aventureiro". Será uma receita semelhante à do Honda WR-V, veículo que, em sua essência, não passa de um Fit com uma suspensão mais robusta. Ele terá algumas diferenças na carroceria, provavelmente na dianteira e na traseira, mais voltadas para dar ao modelo uma identidade própria em relação ao hatch compacto. Lembra bem o raciocínio de Fit e WR-V, não é mesmo? 

Já o outro SUV, chamado pelos engenheiros de VWA0SUV, pode adotar o nome comercial de T-Track e virá com motor turbo. Esse utilitário custará menos que o T-Cross e sua produção se inicia no segundo semestre de 2020. Por ser maior que o CUV derivado do Polo, ele deve custar entre R$ 70.000 e R$ 90.000, uma resposta para quem achou os preços do T-Cross caros demais. Como já abordamos aqui no Autoo, esse modelo deverá ser um derivado do projeto do sucessor do Gol, que utilizará uma versão simplificada da mesma arquitetura MQB presente em Polo, Virtus, T-Cross e cia.  

O T-Track, caso assim for chamado, deverá ter motor 1.0 TSI de 128 cv e as versões mais em conta terão o 1.6 aspirado de 117 cv. Ele terá câmbio automático de 6 velocidades e é provável que o CUV do Polo venha com as mesmas configurações. 

Durante o lançamento do T-Cross, o presidente da Volkswagen para América do Sul, Pablo Di Si, chegou a declarar para o Autoo que "em breve lançaremos novidades que vão mexer bem com o mercado". Vale a pena lembrar que, após a estreia do T-Cross, a Volkswagen ainda tem oito lançamentos a realizar para cumprir sua meta de 20 novidades no Brasil até o fim do ano que vem. Vamos acompanhar de perto as movimentações da marca por aqui! 

 

 

Volkswagen Taigun 2012
Volkswagen Taigun 2012
Imagem: Divulgação

 

 

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw