Análise: Citroën pode ter um sedan compacto no Brasil com modelo desenvolvido na Índia

Novidade pode significar a entrada da marca em uma categoria nunca disputada pela fabricante no país
Projeção de Kleber Silva para um inédito sedan compacto da Citroën no Brasil

Projeção de Kleber Silva para um inédito sedan compacto da Citroën no Brasil | Imagem: Kleber Silva

Mesmo que de uma maneira discreta, a Citroën atuava há vários anos no segmento de sedans médios, inicialmente com o C4 Pallas e posteriormente o C4 Lounge, que deixou de ser importado da Argentina ao Brasil recentemente.

Ao que tudo indica, entretanto, a Citroën não vai abandonar de uma vez o segmento de três volumes em nosso país. Para tanto, a marca francesa deverá adotar uma nova estratégia.

Várias informações surgiram nesta semana acerca do movimento da Citroën para registrar aqui no Brasil o C3L, modelo desenvolvido na China tendo como premissa agradar o público local em pontos como o amplo espaço interno e o porta-malas generoso.

Apesar da concepção ter grandes chances de sucesso por aqui, acreditamos que a Citroën pode adotar um outro caminho para atuar, pela primeira vez, no segmento de sedans compactos aqui no Brasil.

Já foi amplamente noticiado aqui no Autoo que o caminho para grande parte da renovação da linha nacional da Citroën passa pela inédita família C-Cubed em desenvolvimento na Índia.

Em 2021, o primeiro dos três integrantes da nova gama será conhecido, no caso um SUV com cerca de 4 metros de comprimento (projeto C21) que será o substituto do Aircross produzido em Porto Real (RJ) atualmente.

Dentro da linha C-Cubed ainda estão previstos um hatch, que tudo leva a crer será o sucessor do nosso C3, além de um sedan compacto, esse sim com uma chance real e mais provável de figurar, ao menos em nosso opinião, como um três volumes viável para nosso país.

Com o avanço de SUVs médios inéditos em nosso mercado, como o Toyota Corolla Cross e o Volkswagen Taos, talvez os sedans como VW Jetta, Toyota Corolla e o próprio Honda Civic possam ser bastante afetados em termos de procura quando os utilitários fizerem sua estreia no mercado.

É inegável que boa parte do público enxerga atualmente nos SUVs modelos mais desejados e que, de certa forma, entregam um pacote melhor em termos de espaço interno e porta-malas preservando uma dinâmica ao rodar muito próxima a de um sedan. 

Os três volumes compactos, por sua vez, ainda despontam como uma boa alternativa de carro familiar com preço acessível, mantendo uma boa participação de mercado. Modelos como o Chevrolet Onix Plus e o Volkswagen Virtus registram uma procura respeitável, o que pode motivar várias marcas a continuarem oferecendo alternativas no segmento por um bom tempo.

Importante lembrar que a fábrica da PSA em Porto Real já está apta a produzir automóveis sobre a plataforma CMP, a mais recente do conglomerado para veículos compactos e que serve de referência para o desenvolvimento dos futuros modelos da gama C-Cubed.

Tomando como base lançamentos globais recentes da Citroën, como a nova geração do C4 europeu, o designer Kleber Silva imaginou como poderia ser esse inédito sedan compacto desenvolvido na Índia.

Adotando traços mais arrojados e um acabamento interno trabalhado com a ousadia típica da Citroën nessa área, a novidade da marca francesa teria alguns diferenciais interessantes no segmento. É certo que, mesmo flertando com o baixo custo, uma vez que está sendo projetado em um país emergente e terá foco nesses mercados, o sedan compacto e o hatch da nova família deverão preservar a identidade da fabricante em características importantes como é o caso do apelo visual e o cuidado com as formas da carroceria.

No exterior, a previsão é que o SUV inaugure a nova família chamada internamente pela Citroën de C-Cubed em 2021 na Índia, sendo seguido pelo hatch e depois o sedan. Caso a nova gama de fato seja a escolhida para o Brasil, talvez a partir do ano que vem também possamos ter alguma novidade também em nosso país.

Projeção de Kleber Silva para um inédito sedan compacto da Citroën no Brasil
Projeção de Kleber Silva para um inédito sedan compacto da Citroën no Brasil
Imagem: Kleber Silva
Assine a newsletter semanal do AUTOO!
Tags