Audi A8 blindado de fábrica é tanque urbano

A8 L Security recebe o nível mais alto de blindagem permitido a um veículo civil para oferecer segurança até para tiros de fuzil

Audi A8 L Security é o veículo mais seguro da marca alemã | Imagem: Divulgação

A Audi mostrou sua alternativa para fugir da violência. O A8 L Security é a versão blindada de fábrica do luxuoso sedã A8 L. Disponível com duas opções de motor, sendo a mais potente delas um V12, o sedã é praticamente um tanque de guerra, suportando ataques das mais diversas armas, como tiros de fuzis e explosões de granadas. Tal proteção coloca o carro no nível mais alto de blindagem aceito para um veículo civil.

São 5.27 m de comprimento e 3,12 m de distância entre os eixos. Com uma cápsula de proteção para os ocupantes feita com aço, aramida, cerâmica, liga de alumínio e vidro multi-laminado, o carro oferece proteção de nível presidencial. O audi A8 L Security ainda traz pneus blindados, porta-malas com central de comunicações, além de tanque de combustível e bateria com a opção de também serem blindados.

O “tanque” da Audi ainda trás novos elementos de segurança, como alto-falantes para os ocupantes se comunicarem com o mundo exterior sem a necessidade de abrir as janelas ou portas, além de opcionais como o sistema que ejeta a porta em caso de emergência, sistema anti-incêndio com extintores embutidos de acionamento automático e filtros de ar que permitem o carro circular em áreas com gases venenosos.

Veja também: Blindagem chega à classe média. Mas vale a pena?

Mas o A8 L Security ainda traz mais sistemas tecnológicos. Acionamento do motor à distância, sirene, extrator de fumaça, telefone, janelas aquecidas, câmeras e até uma caixa preta são oferecidas como opcionais ao veículo.

O interior do Audi A8 L Security é voltado ao bem estar dos passageiros. Os dois bancos traseiros, por exemplo, têm ajustes elétricos de posicionamento, enquanto os dianteiros oferecem opções de massagens e ventilação integradas. Geladeira, telas multimídias, mesa dobrável e aquecimento extra podem ser encomendados no veículo.

Veja também: Polícia de Dubai agora tem McLaren como nova viatura

Em relação à motorização, o A8 blindado de fábrica oferece duas opções. A mais mansa delas é um V8 4.0 biturbo capaz de gerar 435 cv e 61 kgfm de torque. Nela o sedã alcança os 100 km/h partindo do 0 em em 7.5 segundos.
 
A versão mais nervosa do A8 L Security traz um V12 de 6.3 litros de capacidade cúbica. O torque fica em 64 kgfm, resultando em uma velocidade máxima de 210 km/h e a capacidade de fazer 0 a 100 km/h em 7,1 s.

O Audi A8 L Security já havia sido apresentado anteriormente, em outra geração, em 2011. O principal concorrente do modelo é o Mercedes-Benz E 500 Guard, também blindado de fábrica. A Audi já aceita encomendas do A8 L Security e as primeiras unidades deverão ser entregues no segundo semestre de 2014.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!