Carros chineses já flertam com a beleza

Modelos que serão vistos no Salão de Pequim exibem linhas atraentes. E sem copiar as marcas tradicionais

Chery TX Concept | Imagem: Chery

Os carros chineses, até um Salão de Pequim atrás, mantinham visuais um tanto quanto questionáveis. É indiscutível que os designers de algumas marcas daquele país não mantém dias seguidos de inspiração e, muitas vezes, os resultados tornam-se novidades assustadoras ou cópias capazes de arrepiar os cabelos.

Mas, ao que tudo indica, isso mudará. Durante o Salão de Pequim de 2012, marcas chinesas apresentarão conceitos e veículos prontos para produção inspirados em carros sul-coreanos e europeus, porém, sem copiá-los (isso é o mais importante).

Veja mais: Jac J6 muda na China

Outra característica que começa a surgir, não apenas na mostra chinesa, mas também no mercado mundial, inclusive no Brasil, é o foco em um novo público para os carros importados da China. Modelos como o novo SUV da Chery, por exemplo, começam a se encaixar em um patamar elevado com relação aos possíveis preços, diferentemente do IG da Geely, por exemplo, que quer ser mais barato do que o Tata Nano.

Por aqui, a JAC continua em destaque entre as montadoras chinesas. Com a gama mais completa, a marca conta com o J3 hatch e Turin, o sedã médio J5 e a minivan J6, além do J2 ,que chega em outubro. O design do estúdio italiano Pininfarina também ajuda os carros da “marca do Faustão” ficar à frente das concorrentes no quesito estilo.

Veja mais: saiba quais são os próximos planos da Jac para o Brasil

Dias atrás surgiram fotos dos novos J3 e J6, ambos com um novo visual à la Hyundai. Mesmo com poucas informações sobre as novidades, que também são aguardadas para o Salão de Pequim, os novos conjuntos ópticos e para-choques mais imponentes começam a traçar o chamado “DNA da marca”.

Outra novidade da Jac é o SII. O primeiro crossover da montadora que ficou marcado por ter um visual bastante, digamos, próximo ao Hyundai ix35 (olhando de frente) e do Audi Q5 (olhando a parte de trás). No Brasil, o utilitário deverá desembarcar em 2013 com um nome diferente.

Veja mais: BYD lança novo sedã com tecnologia híbrida

Um pouco distante do segmento familiar, mas não menos ousado, está o JAC S-11. Ele é um esportivo gerado a partir de uma grande salada de carros famosos como Ferrari 430, Nissan GT-R, Audi R8, entre outros. Nenhuma informação sobre as capacidades do carro na pista foi divulgada, nem a respeito do tipo de motor que move este peculiar possante.

Mais arrojada foi a Chery que antecipou as primeiras imagens do novo Tiggo, outro crossover muito interessante com linhas esculturais, faróis de LED, rodas gigantes... nem parece aquele carro pequeno e aparentemente frágil que estamos acostumados a ver pelas ruas. Segundo a imprensa chinesa, o Chery TX Concept será produzido em 2014.

Veja mais: Chery mostra novos conceitos para o Salão de Pequim

Entre as marcas menos conhecidas no Brasil, a BYD também surpreendeu. O sedã Qin Concept conta com propulsão híbrida e promete bater de frente com o Toyota Prius na China. Fora isso, o três volumes conta com um visual dianteiro muito bem acertado, graças ao para-choque recortado e o desenho agressivo dos faróis. Na parte de traz a história muda um pouco e as linhas ficam menos formosas, mas, tudo bem, o que importa é que as coisas estão melhorando.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!