Carros eletrificados emplacaram mais de 100 mil unidades na Europa

Estudo da consultoria JATO Dynamics mostra o sucesso em outubro dos veículos de propulsão alternativa
Renault Zoe 2018

Renault Zoe 2018 | Imagem: Divulgação

Um estudo realizado pela consultoria JATO Dynamics mostrou que veículos elétricos ou eletrificados somaram mais de 100 mil unidades vendidas na Europa durante o mês de outubro. O número soma elétricos, híbridos e híbridos plugáveis em tomada.

Os BEVs, veículos totalmente elétricos, acumularam cerca de 24,2 mil unidades comercializadas em outubro. Já os híbridos plug-in (PHEV) somaram cerca de 23,8 mil unidades. No total do mercado, eles representaram 4% de todos os novos carros vendidos na Europa.

Além destas duas modalidades, ainda entram na conta os modelos híbridos convencionais, carregados apenas pelo propulsor a combustão. Durante o mês de outubro na Europa, esse tipo de veículo somou cerca de 61,2 mil unidades. Assim, o total de veículos eletrificados vendidos por lá no período chegou a cerca 109,2 mil unidades, ou 9,6% do mercado.

Conforme o levantamento da JATO, entre os elétricos, os cinco carros mais vendidos de outubro na Europa foram, em ordem, Renault Zoe, VW e-Golf, Nissan Leaf, BMW i3 e smart ForTwo. Entre os híbridos plugáveis, os mais vendidos foram Mitsubishi Outlander PHEV, BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe E, Porsche Cayenne e Volvo XC60.

Levando-se em consideração apenas os híbridos convencionais, a Toyota emplacou quatro carros entre os cinco primeiros: Corolla, Yaris, C-HR e RAV4. O quinto híbrido mais vendido da Europa em outubro foi o Range Rover Evoque. 

BMW i3 2019
BMW i3 2019
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!