Com sucesso de seus híbridos, Volvo cresce 36% no Brasil

Vendas das versões T8 híbridas plug-in são responsáveis pelo bom momento da sueca no Brasil
Volvo XC90 T8 híbrido, modelo é o SUV de maior porte dentro da marca sueca

Volvo XC90 T8 híbrido, modelo é o SUV de maior porte dentro da marca sueca | Imagem: Divulgação

O investimento das montadoras para ter veículos que não agridam o meio ambiente tem sido pesado e o resultado disso tem sido parcerias até então inimagináveis, como Renault e Fiat, Mercedes-Benz e BMW. A Volvo também está seguindo a trilha da eletrificação em seus carros e apresentou crescimento de 486% nas vendas de carros híbridos no Brasil.

A marca comercializou 299 carros híbridos plug-in entre janeiro e maio deste ano, o que leva ao crescimento de quase 500% quando comparamos com o mesmo período de 2018. Toda a linha híbrida tem motor de 407 cv, combinando um propulsor à combustão de 320 cv e um elétrico de 87 cv. A linha T8 plug-in híbrida é responsável por 10,1% dos emplacamentos da fabricante sueca no mercado nacional.

A demanda crescente pelos veículos eletrificados da marca é puxada principalmente pelos utilitários esportivos. Lançado em outubro do ano passado, o XC60 T8 é oferecido nas versões Inscription e R-Design, e acumula 215 emplacamentos em 2019.

O XC90 foi o SUV da marca que estreou o motor híbrido plug-in no Brasil, em 2017. As três configurações disponíveis na gama, Inscription, Excellence – de quatro lugares individuais – e a recém-lançada R-Design, somaram 72 unidades até maio. O outro modelo híbrido do portfólio da Volvo é o sedã S90, que contabilizou 12 carros comercializados. Durante o Salão de Pequim, no ano passado, a marca assumiu a meta de que até 2025 os modelos eletrificados representarão 50% das vendas globais.

Nos cinco primeiros meses de 2019, a fabricante sueca aumentou suas vendas em 36,7% comparado ao mesmo período do ano passado: foram 2.933 unidades contra 2.133, respectivamente. Com isso, a marca atingiu 15,08% de participação no mercado nacional dentro do seu segmento de atuação, correspondendo à marca premium que mais cresce entre as concorrentes do mesmo setor. 
 

Acima o Volvo S90 T8 híbrido
Acima o Volvo S90 T8 híbrido
Imagem: Divulgação

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise