Você já conferiu aqui no Autoo que a Fiat Chrysler não faz questão de esconder muito bem sua estratégia de futuros modelos para a gama Jeep, que contempla um inédito SUV abaixo do Renegade, o lançamento da segunda geração do utilitário esportivo compacto além de várias outras novidades. A divulgação é até compreensível, uma vez que a Jeep executa um grande esforço para atuar em praticamente todas as faixas de tamanho e propostas de SUVs, tudo isso em um período de até três anos contado a partir de agora. A marca também vai reforçar sua gama com mais modelos eletrificados, considerando aí híbridos e elétricos, além de aprimorar a conectividade em seus veículos.

Dentro desse cronograma da Jeep, além da confirmação de que até 2022 o Renegade estreia sua segunda geração, outro fato relevante para nós aqui no Brasil reside na previsão do facelift do Compass, SUV médio que tornou-se um sucesso avassalador de público aqui no Brasil.

Lançado por aqui no fim de 2016, é bem possível que o facelift do Jeep Compass seja lançado no mercado brasileiro em 2020 inaugurando a linha 2021 do SUV por aqui. A Jeep não transparece em seu plano de produtos a data exata para a renovação do modelo, porém, tomando como base o ciclo de vida de cada geração de um carro moderno, a conta deverá ser essa.

O designer Kleber Silva já produziu duas projeções (clique na imagem principal para ampliar) que antecipam o que podemos esperar da novidade tomando como base os elementos visuais de modelos mais recentes da Jeep. Como é natural e esperado em um facelift, as alterações estéticas no Compass 2021 deverão concentrar-se nos para-choques, grade frontal, faróis e lanternas, passando por novidades no design das rodas.

Mas é talvez na parte mecânica que o facelift do Compass de fato se destaque. Assim como já podemos esperar como um grande destaque na atualização de meio-ciclo da Fiat Toro, o novo Compass 2021 deverá sair de fábrica com um novo motor 1.3 turbo flex substituindo o 2.0 flex aspirado usado atualmente nas versões mais acessíveis do SUV. Com mais torque e potência, o Compass turbo flex deverá sanar algumas das principais queixas que recaem hoje em dia sobre suas versões mais baratas, no caso o desempenho pouco convincente e o elevado consumo.

Com essas mudanças, o Jeep Compass se tornará ainda mais interessante e deverá continuar nadando de braçada entre os SUVs aqui no Brasil.

Atualização do Compass deve ocorrer em 2020
Atualização do Compass deve ocorrer em 2020
Imagem: Projeção Kleber Silva

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/