Existem alguns carros que merecem uma análise mais aprofundada e um deles, sem sombra de dúvida, é o Toyota SW4.

O SUV grande derivado da Hilux conquistou os brasileiros como poucos modelos conseguiram fazer e o preço não parece ser um entrave para isso. Hoje em dia o Toyota SW4 custa entre R$ 171.990 na versão de entrada SR 2.7 flex automática e pode chegar a até R$ 274.790 em sua opção mais sofisticada SRX Diamond, que traz um acabamento interno diferenciado e motor 2.8 turbodiesel trabalhando em conjunto com o câmbio automático de 6 marchas e sistema de tração 4x4.

Mesmo com seus valores na casa dos seis dígitos, o Toyota SW4 registrou de janeiro a maio deste ano 5.713 emplacamentos, um volume de vendas que o coloca a frente de automóveis bem mais baratos como é o caso do Volkswagen up! e do Toyota Etios Sedã, que registram, no mesmo período, 4.950 e 5.196 unidades vendidas, respectivamente.

O sucesso do SW4 no Brasil é ainda mais impressionante considerando que, se levarmos em conta sua versão topo de linha, já é possível encontrar modelos premium por um valor semelhante como é o caso do Land Rover Discovery Sport, atualmente montado na fábrica da empresa em Itatiaia (RJ) e que também conta com opções 7 lugares e motorização diesel.

E essa popularidade do SW4 no Brasil não é algo recente. Como você pode conferir no ranking histórico do Autoo, em 2018 o SW4 registrou um de seus melhores anos em venda no país, com 13.339 unidades comercializadas. O volume só ficou atrás do registrado em 2014, ano em que o SUV somou 13.660 emplacamentos.

Mas o que explica tamanha admiração por parte dos brasileiros envolvendo o Toyota SW4? Talvez um traço primordial para a boa fama do SUV grande por aqui é algo que também é compartilhado pelo Corolla, líder com folga entre os sedans médios: a reputação que a Toyota adquiriu em nosso país, cativando uma série de consumidores fiéis aos seus modelos. Basta verificarmos pesquisas de opinião em que o SW4 é apontado por seus proprietários como um modelo que oferece alto nível de satisfação não só pelo conjunto em si, mas também pelos serviços e o atendimento da rede de concessionárias da marca.

O Toyota SW4 é um modelo com muitas qualidades, mas se olharmos para o segmento no qual ele está inserido no Brasil, outros modelos também são tão interessantes quanto ele. Um bom exemplo é o Chevrolet Trailblazer, que recentemente estreou sua linha 2020. Além de uma mecânica tão robusta quanto o SW4, com carroceria sobre chassi e opções de motores V6 a gasolina ou 2.8 turbodiesel, o Trailblazer entrega uma cabine tão ampla quanto o Toyota e pode acomodar até 7 pessoas. O Chevrolet ainda se destaca nos itens de série, trazendo recursos mais avançados e ausentes no Toyota, como o alerta de colisão, monitoramento de pontos cegos nos retrovisores externos e o sistema de telemática OnStar. O Trailblazer Premier 2020 ainda é mais barato que o Toyota, custando R$ 235.990 com motor 2.8 turbodiesel, tração 4x4 e câmbio automático 6 marchas.

A opção mais moderna do segmento, por sua vez, reside na nova geração do Mitsubishi Pajero Sport, que traz dispositivos de alta tecnologia como o piloto automático adaptativo (ACC) com frenagem autônoma, sistema de mitigação de colisão (FCM), aviso de ponto cego (BSW), ar-condicionado automático com 2 zonas de atuação, câmera de ré, sensor de estacionamento e 11 airbags, com bolsas infláveis até para a proteção dos passageiros na terceira fileira de assentos. O novo Pajero Sport conta com motor 2.4 turbodiesel de 190 cv e 43,9 kgfm de torque, além de uma boa transmissão automática de 8 marchas. O modelo, mesmo com o pacote de tecnologia muito superior em relação ao Toyota SW4, ainda é mais competitivo no preço, chegando ao consumidor final por R$ 265.990.

Mesmo se isolarmos os números de maio, o Chevrolet Trailblazer foi a escolha de 202 consumidores, enquanto 200 pessoas levaram para garagem de casa um Pajero Sport e 1.266 clientes optaram pelo Toyota SW4, o que deixa claro que, mesmo com a estreia de modelos mais recentes na categoria, o SW4 segue firme na preferência do público. 

 
 
Toyota SW4 2017
 
Toyota SW4 2017
Toyota SW4 2017
Toyota SW4 2017
 
Toyota SW4 2017
Toyota SW4 2017
Toyota SW4 2017
 
Toyota SW4 2017
Toyota SW4 2017
Toyota SW4 2017
 
Toyota SW4 2017
Toyota SW4 2017
Toyota SW4 2018
 
Toyota SW4 2018
Toyota SW4 2018
Toyota SW4 2019
 
Toyota SW4 2019
Toyota SW4 2019
Toyota SW4 2019
 
Toyota SW4 2019
Toyota SW4 2019
Toyota SW4 2019
 
Toyota SW4 2019
Toyota SW4 2019
Toyota SW4 2019
 
Toyota SW4 2019
Toyota SW4 2019
Toyota SW4 2019
 
Toyota SW4 2019
Toyota SW4 2019
Toyota SW4 2019
 
Toyota SW4 2019
Toyota SW4 2019
Toyota SW4 2019
 
Toyota SW4 2019
Toyota SW4 2019
Toyota SW4 2019
 
Toyota SW4 2019
Toyota SW4 2019
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/