Confirmado: novo Citroën C3 nacional será revelado em setembro

Modelo vital para a marca no país será produzido em Porto Real (RJ)
Projeção de Kleber Silva para a nova geração do Citroën C3

Projeção de Kleber Silva para a nova geração do Citroën C3 | Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Ainda fazendo mistério, limitando-se a dizer que trata-se de um “novo modelo do segmento B”, a Citroën convocou a imprensa para apresentação, no dia 16 de setembro, de um produto “concebido para atrair novos clientes em regiões estratégicas”. 

Nas entrelinhas, fica claro que a novidade em questão é a nova geração do Citroën C3 nacional, produto desenvolvido na Índia e que vai posicionar a marca francesa no segmento de crosovers compactos. 

Projeto totalmente diferente da gama C3 europeia, o modelo destinado a mercados emergentes segue uma proposta exclusiva, com foco no baixo custo, mas preservando a identidade da marca.

Os primeiros detalhes da novidade vazaram no formato de uma miniatura, a qual deixou claro o porte compacto do futuro crossover e a maior altura em relação ao solo.

O novo Citroën C3 será produzido em Porto Real (RJ) sobre a plataforma modular CMP, uma das mais avançadas da Stellantis para modelos de pequeno porte.

Expectativas

Segundo relatos da mídia especializada internacional, as expectativas da Citroën para o novo C3 são altas e a previsão é que a marca produza por aqui em torno de 70 mil unidades/ano do modelo.

Apesar da apresentação global do novo C3 para mercados emergentes ocorrer em setembro, é possível que o início da fabricação ocorra um pouco depois, com a novidade chegado ao mercado brasileiro por volta do fim do ano.

Ainda é cedo para falarmos sobre as opções de conjuntos mecânicos para a novidade, contudo, na Índia, a aposta é que o novo C3 terá opções de câmbio manual 5 marchas e automático. O preço competitivo, possivelmente abaixo do Fiat Pulse, deverá ser um apelo do compacto.

A nova geração do Citroën C3 será um modelo fundamental para marcar a nova fase da empresa no Brasil, que hoje conta somente com o C4 Cactus em seu portfólio de veículos de passeio.

Traremos na manhã do dia 16 de setembro a cobertura completa da estreia mundial do novo Citroën C3 nacional aqui no AUTOO. Acompanhe conosco!

Projeção de Kleber Silva para o futuro crossover nacional da Citroën
Projeção de Kleber Silva para o futuro Citroën C3 nacional
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG