Enquanto neste ano aguardamos, aqui no Brasil, a chegada do Volkswagen T-Cross ao mercado, modelo que finalmente marca a estreia da empresa alemã no segmento de SUVs compactos, o conglomerado alemão já oficializou algumas de suas estreias globais para 2019.

Talvez uma das mais esperadas seja a apresentação da oitava geração do Golf, modelo de grande reputação e procura na Europa, mas com vendas cada vez menores por aqui. O hatch médio deverá evoluir consideravelmente no nível de equipamentos, tipos de propulsão e sofisticação do projeto como um todo. Com isso, alguns rumores da mídia especializada alemã dão conta que a Volkswagen prepara uma versão mais “simplificada” do modelo para atender demandas específicas do mercado europeu ou até mesmo países emergentes onde o preço é uma questão primordial.

Outro modelo que também é comercializado aqui e deverá ser atualizado na Europa é o Passat. A Volkswagen deixa claro que se trata de um facelift mais profundo para o sedan médio-grande, algo que envolve até aprimoramentos na carroceria e na parte interna, mas nada que contemple uma mudança de plataforma ou algo mais oneroso em termos de projeto. Com isso, a VW deverá aplicar na Europa a mesma receita que usou no Passat comercializado nos EUA. 

Vale a pena destacar, entretanto, que o Passat atualmente vendido na Europa, o qual também é destinado ao Brasil, já é baseado na moderna plataforma MQB, portanto ele está longe de ser considerado defasado.

Por fim, outra estreia global relevante da Volkswagen em 2019 será o compacto elétrico I.D. A novidade é muito aguardada já que inaugura uma nova família com propulsão totalmente limpa dentro da linha VW. O hatch promete amplo espaço interno graças ao melhor aproveitamento do espaço interno que a arquitetura para veículos elétricos permite, bem como ele também deverá entregar uma autonomia bem superior em relação ao que notamos em carros elétricos até o momento.

Em relação ao mercado brasileiro, só com a estreia dos novos Golf e Passat no velho continente que teremos mais informações sobre o lançamento deles também por aqui. É muito provável que o Passat siga importado ao Brasil, porém, com relação ao Golf, é necessário ver qual caminho será adotado pela marca já que as vendas escassar do hatch médio por aqui estão pouco justificando muitos investimentos no modelo para nosso mercado.  

Confira o vídeo da Volkswagen antecipando as novidades para 2019 logo abaixo: 

 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/