Depois das picapes grandes, SUVs ''full-size'' preparam sua chegada ao Brasil

Modelos, tais como o Hyundai Palisade, estão confirmados para o país e vão desenvolver a categoria localmente
Hyundai Palisade já com o facelift apresentado em sua linha 2023

Hyundai Palisade já com o facelift apresentado em sua linha 2023 | Imagem: Divulgação

O recente anúncio da CAOA Hyundai de que o Palisade está nos planos da empresa para o mercado brasileiro deixou claro uma movimentação, também envolvendo outras empresas, que promete ganhar força no país. 

Estamos falando da chegada dos SUVs full-size ao Brasil, no caso modelos tipicamente norte-americanos. 

Além do Hyundai Palisade, vale lembrar que a Jeep havia anunciado, em 2021, sua intenção de importar ao Brasil o Grand Cherokee L, concorrente do Hyundai em mercados como os EUA. 

A movimentação é interessante e pega carona na ótima aceitação que picapes grandes, como a Ram 1500 e a Ford F-150, estão encontrando no Brasil, o que denota até um certo amadurecimento do mercado. Não por acaso, a Chevrolet vai reforçar o segmento com a importação da Silverado no fim deste ano. 

Assim como ocorre com as picapes de grande porte, modelos como o Hyundai Palisade e o Jeep Grand Cherokee passam dos 5 metros de comprimento e contam até com configurações internas para 8 passageiros, dependendo do modelo. 

Jeep Grand Cherokee L 2021
Jeep Grand Cherokee L
Imagem: Divulgação

Além do tamanho, os SUVs em questão primam pelo acabamento premium e a presença de motores de maior deslocamento, com unidades V6 ou V8, além de novas opções eletrificadas. 

Tomando como referência os valores já praticados para a Ram 1500 e a Ford F-150 no Brasil, é possível estimar que os SUVs full-size transitem em uma faixa de preço na casa de R$ 500 mil ou até mais acima dependendo do catálogo. 

Jeep Grand Cherokee L 2021
Jeep Grand Cherokee L
Imagem: Divulgação

Além das movimentações já conhecidas de Jeep e CAOA Hyundai, não temos conhecimento de outras empresas que flertam com a categoria em um horizonte de curto prazo, apesar de marcas como Ford e Chevrolet naturalmente contarem com produtos do segmento em seu país de origem, no caso o Expedition e o Tahoe, respectivamente. 

Entre as opções com propulsão alternativa, é importante lembrarmos que a GWM tem confirmada para o Brasil a marca Tank, a qual investe em SUVs com maior vocação off-road e acabamento premium, tendo diversos produtos de grande porte na China. 

Tank 500 (imagem ilustrativa)
Tank 600
Imagem: Divulgação

A Kia, por sua vez, deve importar ao Brasil o recém-apresentado EV9, modelo que será o SUV full-size da marca com propulsão puramente elétrica. 

Vale salientar que o Hyundai Palisade híbrido está nos planos para nosso mercado, juntando-se ao portfólio local da marca talvez em 2025. 

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Hyundai Palisade 2023
Hyundai Palisade 2023
Imagem: Divulgação

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise