Desenvolvida na China, nova geração do Ford EcoSport é cotada para 2021

Ford vai adotar estratégia de desenvolvimento semelhante ao do Territory; entenda os detalhes
Acima detalhe do Ford EcoSport FreeStyle 2020

Acima detalhe do Ford EcoSport FreeStyle 2020 | Imagem: Divulgação

Com custos muito competitivos para o desenvolvimento e produção de novos projetos, a China está se tornando o local preferido para as principais marcas globais trabalharem em seus próximos automóveis.

Após a divisão asiática da GM tomar a frente do desenvolvimento da nova família de veículos destinados aos mercados emergentes onde a empresa atua, família esta da qual derivará a nova geração do Onix fabricada no Brasil, a Ford parece concentrar cada vez mais suas atividades na potência oriental.

Segundo relata o Argentina Autoblog nesta quinta-feira (15), a Ford deverá utilizar mais uma vez sua estratégia que deu origem ao Territory e vai procurar uma nova parceira chinesa, dessa vez a Changan, para desenvolver a nova geração do EcoSport.

De acordo com o site do país vizinho, o projeto que dará origem ao EcoSport completamente renovado é chamado de BX563 dentro da fabricante e a previsão é que ele ganhe o mundo já no primeiro trimestre de 2021. A fábrica da Camaçari, na Bahia, deverá seguir produzindo o modelo, que também terá produção local na China e Índia.

Não é esperada uma mudança na plataforma em relação ao EcoSport atual, mas sim evoluções profundas em relação à arquitetura atual, com a aplicação de aços mais nobres, melhorando assim o comportamento dinâmico, nível de ruído e segurança, bem como uma revisão nas dimensões do utilitário esportivo, abrindo mais espaço interno e volume no porta-malas.

Ainda segundo os rumores, o EcoSport de terceira geração poderá estrear no Brasil e demais países próximos a variante turbo do atual motor 1.5 de 3 cilindros presente no modelo atual. Essa configuração pode aparecer nas versões topo de linha do EcoSport, retirando de linha de vez o motor 2.0 16V atual, que pode não atender as futuras normas de emissões. 

Fato é que, apesar da primazia de inaugurar o segmento há mais de 10 anos, o Ford EcoSport vive em meio a uma categoria cada vez mais aquecida e precisa de uma renovação profunda para se destacar frente a novos e futuros rivais. Atualmente, como você confere em nosso ranking, o EcoSport é o 5º SUV compacto mais vendido no país. 

 

Ford EcoSport 2020
Ford EcoSport 2020
Imagem: Divulgação

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!