Assim como já revelamos que o desenvolvimento da nova geração do Ford EcoSport segue em ritmo acelerado, a marca norte-americana também trabalha em paralelo no resgate de um modelo que foi muito conhecido aqui por nós, brasileiros, no caso a picape Courier.

É cedo para afirmar se o nome será mesmo mantido, mas o site The Fast Lane Truck publicou algumas imagens muito interessantes do modelo em teste, que já nos deixam claros alguns traços que deveremos encontrar na picape quando ela chegar ao mercado. O mais relevante deles, como nos mostram as fotos de traseira (confira as imagens no vídeo abaixo), é o que o modelo conta com suspensão independente nas quatro rodas, logo é muito acertado depreender que a novidade foi concebida utilizando uma estrutura monobloco.

É uma receita, portanto, muito parecida com a adotada por Fiat Toro e Renault Duster Oroch, modelos que fazem a ponte entre picapes compactas como Fiat Strada e VW Saveiro e modelos de porte médio como é o caso de Toyota Hilux e Chevrolet S10, apenas para citar alguns exemplos.

Nos EUA, a Ford Courier terá um papel bem interessante, no caso ser posicionada como uma das picapes mais acessíveis do país, o que não deixa de ser um argumento interessante apesar da predileção do público de lá por modelos bem maiores do que as picapes compactas-médias.

Ainda é cedo para falarmos sobre opções de motorização para a Ford Courier, mas nos bastidores até mesmo uma opção híbrida foi aventada para o futuro modelo. De qualquer forma, as opções mais acessíveis deverão optar por propulsores com turbo e injeção direta presentes na gama EcoBoost. A oferta de tração integral também é algo que ajudaria bem na receptividade da nova picape.

No Brasil

É inegável que fica um pouco complicado dizer se a Ford Courier (ou outro nome definitivo que possa figurar na picape) será oferecida aqui devido às recentes mudanças estratégicas da empresa que culminaram com o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

Sabe-se, contudo, que o potencial do segmento de picapes compactas-médias é muito grande aqui no Brasil, em especial ao olharmos para os robustos números de venda que a Fiat Toro registra em nosso país. A picape, por sua vez, ganhará a companhia da VW Tarok e a Hyundai e a Chevrolet também deverão investir na categoria.

Ao menos nos EUA, a previsão é que a Ford Courier seja lançada até o fim de 2020 como linha 2021. Vamos acompanhar de perto da movimentação da marca por aqui.

 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/