Freios ABS e CBS serão obrigatórios para motocicletas a partir de 2016

Em um ano, 10% das motos à venda contarão com os itens de segurança; a partir de 2019, serão 100%

Honda lança primeira motocicleta de baixa cilindrada com sistema de freios CBS | Imagem: Honda

Atualmente uma exclusividade de modelos mais caros, os sistemas que auxiliam a frenagem devem equipar todas as motocicletas novas comercializadas no mercado nacional. Através de uma resolução publicada nesta terça-feira, 09, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou que todas as motos deverão sair de fábrica equipadas com os itens de segurança a partir de 2019.

Antes disso, a partir de 1º de janeiro de 2016, as fabricantes ou importadoras deverão oferecer 10% da sua gama de motocicletas, triciclos e quadriciclos de produção nacional ou importada equipados com sistema antitravamento (ABS) ou sistema de frenagem combinada das rodas (CBS). Esse número vai subir para 30% em 2017, chegando a 60% em 2018 e, por fim, todas as motocicletas disponíveis no mercado.

Para motos com menos de 300 cc, será obrigatório o sistema de freios ABS (Anti-lock Braking System, ou sistema antitravamento de freios, em português) ou o (Combined Braking System, ou sistema de freios combinados). Já os modelos com mais de 300 cc deverão dispor dos freios ABS. Essa exigência não abrange os veículos destinados para o fora de estrada (off-road), artesanais, militares e ciclo-elétricos com potência de até 4 kW e velocidade máxima de 50 km/h.

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Freios ABS já são obrigatórios em todos os automóveis à venda no Brasil, assim como os airbags frontais. O equipamento impede o travamento das rodas em frenagens. Já o freio CBS, é um sistema mais simples, que divide a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira. Ao acionar o freio traseiro, o dianteiro é acionado simultaneamente, e vice-versa.

Hoje, apenas a Honda oferece esses sistemas de segurança em modelos mais baratos. A mais barata com freios ABS é a CB 300R, que oferece também os freios combinados, com preço de R$ 13.840, ou R$ 1.550 a mais que a versão convencional. Já entre as motocicletas com freios CBS, a CG 150 Titan é a mais em conta, com preço inicial de R$ 7.730, já com o item de série.