Futuro Peugeot 1008 pode ser uma das novidades da marca para o Brasil

Colunista do Autoo antecipa a informação do que a marca poderia estar preparando
Dianteira do futuro Peugeot 1008 deverá remeter aos atuais SUVs da linha

Dianteira do futuro Peugeot 1008 deverá remeter aos atuais SUVs da linha | Imagem: Divulgação

O jornalista Fernando Calmon trouxe à tona uma notícia interessante em sua mais recente coluna no Autoo. Segundo Calmon relata, o presidente mundial da marca Peugeot, Jean-Philippe Imparato, deixou claro que a marca prepara ao menos quatro novidades relevantes para o mercado brasileiro nos próximos anos. Já se sabe que, da Argentina, teremos a chegada na região dos totalmente renovados 208 (já no ano que vem) e do 2008 (com lançamento previsto para 2021). O local de fabricação na América do Sul para a inédita picape média que a fabricante desenvolveu em conjunto com sua parceira na China segue indefinido, mas certamente será conhecido em breve. Como a Argentina tradicionalmente responde pela produção desse tipo de veículo no Mercosul, o país segue uma boa aposta.  

Para fecharmos a conta, falta desvendarmos qual seria o quarto carro que a marca prepara para o nosso mercado. Uma aposta de Calmon vai para um modelo que encontra-se em estágios cada vez mais avançados em seus testes de desenvolvimento ao redor do mundo. Estamos falando do futuro Peugeot 1008, um inédito SUV de entrada que a marca pode desenvolver com foco, inclusive, em mercados emergentes.

Já corre nos bastidores que a Citroën promoverá uma guinada completa nos projetos de C3 e Aircross aqui no Brasil, tornando-os modelos mais acessíveis e aptos a atender as exigências de consumidores em países com características semelhantes às do Brasil. Logo, itens como espaço interno, bom porta-malas e custo-benefício agressivo aparecem como mandatórios. É o mesmo caminho que a Chevrolet adotou para sua nova arquitetura GEM, priorizando o "alto valor agregado", como se diz em setores da indústria. É da plataforma GEM que derivam as novas gerações de Onix e Tracker além do inédito Onix Plus, entre outros futuros modelos.

Um caminho que a Peugeot pode seguir com o 1008, bem como a Citroën com o sucessor do Aircross, seria focar no segmento que promete ser a bola da vez em um futuro próximo. Estamos falando dos SUVs subcompactos, ou seja, modelos com comprimento até os 4 metros. É aqui que atuam produtos como o Hyundai Venue e o Toyota Raize oferecidos no exterior, receita que, invariavelmente, também chegará ao Brasil. 

Caso isso se confirmar, podemos esperar valores bastante competitivos para os novos Aircross/1008, com versões na faixa de R$ 70.000 a R$ 80.000 oferecendo um bom conteúdo.

Como as informações sobre o projeto na América do Sul ainda são incipientes, precisamos aguardar os próximos meses para novos dados mais concretos começarem a emergir. Algumas publicações europeias dão conta de que o futuro Peugeot 1008 poderá ser revelado no fim de 2020. Vamos apurar e manter todos informados aqui no Autoo. Acompanhe!

Maior e mais sofisticada, a segunda geração do Peugeot 2008 abre espaço para modelo de menor porte
Maior e mais sofisticada, a segunda geração do Peugeot 2008 abre espaço para modelo de menor porte
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!