GM confirma investimento no Brasil para nova Chevrolet S10

Unidade da empresa em São José dos Campos (SP) será beneficiada com novos aportes
Chevrolet S10 2022

Chevrolet S10 2022 | Imagem: Divulgação

Segundo noticiou o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, a GM confirmou na última sexta-feira (11) que cumprirá com o acordo assinado com a entidade representativa para destinar novos investimentos para a fábrica no interior paulista. Em 2019, a empresa e os metalúrgicos chegaram a um acordo em que a fabricante se comprometia a realizar investimentos de pelo menos R$ 5 bilhões na unidade de São José dos Campos. A previsão é que o montante será completamente aplicado na fábrica até o fim de 2023.

Com isso, torna-se praticamente certa a produção da nova geração da Chevrolet S10, modelo que é fabricado na unidade em questão ao lado do SUV derivado Trailblazer. Como analisamos em uma reportagem recente, a nova S10 terá um caráter global, tornando-se mais alinhada com as primas Chevrolet Colorado e GMC Canyon, ambas comercializadas na América do Norte e demais mercados ao redor do mundo. A previsão é que a nova S10 faça sua estreia no Brasil em 2023, inaugurando a linha 2024 da picape. Vale lembrar que, também para 2023, está confirmada a estreia da nova geração da Ford Ranger no Brasil

Até onde sabemos, sobretudo pela imprensa norte-americana, a atualização da Chevrolet S10, bem como da Colorado e da Canyon, será baseada em uma evolução da atual plataforma que já sustenta as picapes. O aprimoramento da presente arquitetura será chamado 31XX-2 e deverá contemplar a introdução de assistentes de condução de ponta, bem como conjuntos mecânicos eletrificados também poderiam ser contemplados. A tradicional construção de carroceria sobre chassi seguirá como a base para o modelo. 

O Chevrolet Trailblazer, por sua vez, ainda permanece como uma dúvida sobre qual será o caminho que a GM prepara para o modelo. Apurações da imprensa norte-americana sinalizam que o atual SUV grande com 7 lugares não teria um substituto direto seguindo a mesma proposta do modelo atual. Ao longo de 2020, a GM encerrou suas atividades em alguns mercados onde o Traiblazer também era oferecido, entre eles a África do Sul, Rússia, Sudeste Asiático e Austrália, onde o Trailblazer era comercializado como o Holden Colorado 7. Logo, considerando que o SUV seria produzido somente no Brasil após as mudanças estratégicas globais da marca, talvez não justifique o investimento maciço por parte da GM para renovar o modelo apenas em nossa região, sobretudo considerando o baixo volume de vendas do produto. 

Voltando para a Chevrolet S10, uma novidade importante envolvendo a picape aqui no Brasil será a introdução da versão Z71 provavelmente ainda neste ano. Ela deverá ocupar o posto de catálogo topo de linha da picape e trazer aprimoramentos que reforçam o apelo off-road.

Chevrolet S10 2021
Chevrolet S10: próxima geração da picape média deverá estrear em 2023
Imagem: Divulgação