Prevista para 2023: o que já sabemos sobre a nova Chevrolet S10

Picape média ficará mais alinhada com as primas norte-americanas Chevrolet Colorado e GMC Canyon
Acima a Chevrolet S10 High Country 2022

Acima a Chevrolet S10 High Country 2022 | Imagem: Divulgação

A Chevrolet S10 segue como uma das picapes médias mais relevantes do mercado brasileiro, ficando atrás apenas da Toyota Hilux no ranking de vendas da categoria.

O modelo, contudo, já tem no horizonte de curto prazo uma renovação completa a caminho. A medida é mais do que necessária, uma vez que ao longo dos próximos dois a três anos o segmento será completamente atualizado. Já temos a confirmação, por exemplo, de que a nova geração da Ford Ranger estreia no Brasil em 2023, bem como a próxima geração da Toyota Hilux também encontra-se em desenvolvimento e será revelada por volta do mesmo período.

Segundo a imprensa norte-americana, modelos como a Chevrolet Colorado e a GMC Canyon deverão alcançar em seus respectivos ano/modelo 2022 o fim de ciclo para a atual geração da dupla. A picape que vai suceder os dois produtos por lá deverá ser revelada no ano que vem, com a novidade estreando a linha 2023 das picapes.

Pode não parecer, mas é muito importante ficarmos de olho em tudo o que cerca a Colorado e a Canyon nos EUA e Canadá, uma vez que as duas picapes são primas da nossa Chevrolet S10 e a tendência é que as sucessoras dessa categoria de veículos na gama GM seja originada de um projeto em comum.

Além disso, a GM já começou um movimento em escala global para racionalizar sua quantidade de plataformas, caminhando para um futuro no longo prazo (2025) em que muitos de seus utilitários vão compartilhar uma nova arquitetura altamente escalável, chamada VSS, que poderá ser aplicada em diferentes tamanhos de veículos. 

Enquanto a nova arquitetura VSS-T, como será chamada a derivação para picapes (Truck em inglês) ainda está em desenvolvimento, a atualização mais imediata de Chevrolet S10 e das primas Colorado e Canyon será baseada em uma evolução da atual plataforma que já sustenta as picapes. O aprimoramento da presente arquitetura será chamado 31XX-2 e deverá contemplar a introdução de assistentes de condução de ponta bem como, possivelmente, conjuntos mecânicos eletrificados. A tradicional construção de carroceria sobre chassi seguirá como a base do modelo. 

A mesma solução de apenas evoluir a plataforma atual também será adotada pela Ford na próxima geração da Ranger, que contará com melhorias na arquitetura T6 utilizada hoje em dia pelo modelo. A opção híbrida da Ranger em sua nova geração é um rumor que torna-se cada vez mais concreto assim que novas informações sobre o projeto começam a ser descobertas. A evolução da Toyota Hilux também deverá seguir a trilha da eletrificação, o que surge como uma forte tendência para o segmento.

Naturalmente o design da nova geração da Chevrolet S10, bem como das primas Chevrolet Colorado e GMC Canyon, será profundamente revisto. Apurações iniciais sinalizam que ele deverá ter inspiração na Chevrolet Silverado mais recente.

Aprimoramentos no interior também são esperados, com a natural evolução do sistema de infoentretenimento presente nas picapes. Para tanto, reportam veículos da imprensa especializada norte-americana, a nova arquitetura elétrica Global B desenvolvida pela GM vai permitir a aplicação de tecnologias sofisticadas nos veículos.

Até onde se sabe, sob o capô a nova picape média global da GM deverá trazer o moderno motor 2.7 turbo a gasolina (L3B) com potência acima dos 310 cv. Ele deverá trabalhar em conjunto com a transmissão automática de 10 marchas, combinação que promete entregar alto nível de eficiência para as picapes. 

Vale destacar que, em janeiro deste ano, a GM América do Sul anunciou a retomada de seus investimentos no Brasil, aportes que totalizam R$ 10 bilhões no estado de São Paulo. Além de uma inédita picape monobloco rival da Fiat Toro, que será produzida em São Caetano do Sul (SP), com certeza dentro do montante também está contemplado o projeto da nova Chevrolet S10. Atualmente a picape média é produzida em São José dos Campos (SP). 

Aqui no Brasil, considerando que a S10 estreou recentemente aprimoramentos importantes tanto mecânicos quanto no nível de equipamentos, é mais provável que a nova Chevrolet S10 nacional faça sua estreia em 2023, inaugurando a linha 2024 da picape.

Chevrolet Silverado em uma de suas configurações com motor 3.0 Duramax turbodiesel
Chevrolet Silverado: visual deve inspirar a próxima geração da S10
Imagem: Divulgação