Gurgel BR800 SL pouco usado é um dos mais novos do Brasil à venda

Com valor de 4 Honda Biz 110i, o primeiro carro 100% brasileiro produzido em série tem só 14 mil km rodados
Gurgel BR 800 SL

Gurgel BR 800 SL | Imagem: Reprodução / Garagem da Jóia

O Gurgel BR-800 foi o primeiro carro 100% desenvolvido e fabricado em série no Brasil, graças a João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, um empresário visionário que resolveu juntar a sua experiência como engenheiro e fundar a Gurgel Motores S/A. A primeira aparição do minicarro genuinamente brasileiro ocorreu em 1987 e foi exposto no ano seguinte, durante o Salão Anhembi, em São Paulo.

VEJA TAMBÉM:

Curiosamente, o projeto CENA (Carro Econômico Nacional), evoluído para BR-800, veio exatamente no ano seguinte do fim da produção do VW Fusca, que ocorreu em 1986. Era o período da criação do Ministério da Ciência e Tecnologia que teve papel importante na viabilização do financiamento da tecnologia automotiva nacional.

Além disso, o subcompacto também foi agraciado pela concessão de menor alíquota de IPI, de apenas 5%. Só para ter ideia, a taxação para outros veículos era de 37%. Mas para isso, o CENA tinha de ser o mais espartano possível. Seu chassi tubular, por exemplo, era revestido por uma carroceria de fibra de vidro e  motor bicilíndrico de iniciais 650 cm³.


O Gurgel BR-800 à venda mais novo do Brasil

Gurgel BR 800 SL
Gurgel BR 800 SL tem apenas 14 mil km rodados e está do jeito que saiu da fábrica, em Rio Claro (SP)
Imagem: Reprodução/ Garagem da Jóia

Um dos “representantes fieis” desta importante fase de transição da história da indústria automobilística nacional é este lindo Gurgel BR-800 SL 1991 e que está à venda através da loja especializada em veículos raros em geral, Garagem da Joia.

Segundo o proprietário da empresa, Geraldo Fernandes Junior, o “Mano”, o minicarro da Gurgel nunca foi restaurado e mantém até os pneus originais de fábrica, incluindo o estepe.

“Só para você ter uma ideia, o nosso BR-800 SL ainda tem a pintura toda original de fábrica, sem retoques e os 14 mil km apontados no odômetro são originais. É um carro muito exclusivo, para colecionadores exigentes”, detalha.

Como convém a um carro popular, o interior do BR-800 SL é bem simples. Para ajudar na ventilação, somente os vidros das janelas de portas com sistema corrediço, lembrando que não há sistema de ventilação forçada. A simplicidade é complementada pelos vários botões de farol, farol alto, setas, limpador e lavador de para-brisas (não há alavanca tradicional e buzina). Os bancos de vinil, por sua vez, foram muito preservados, graças às capas de proteção vendidas na época como acessório.

Motor 0.8 “boxer” tem a mesma configuração do VW Fusca

Gurgel BR 800 SL
Gurgel BR 800 SL não tem distribuidor e apenas dois cilindros com sistema de ignição eletrônica
Imagem: Reprodução / Garagem da Jóia

O propulsor é um Gurgel Enertron 0.8 de dois cilindros “boxer” (cilindros opostos horizontalmente) de 792 cm³ alimentado por um carburador. Aliás, esta configuração de cilindros deitados é a mesma do VW Fusca, que tem quatro cilindros. No caso do BR-800, junto à parceria do câmbio manual de quatro marchas, rende a potência de 32 cv. Nesse exemplar, ele funciona como um reloginho, sem oscilações ou trancos.

Por tudo isso, Mano da Garagem da Joia pede pelo seu Gurgel BR-800 SL a quantia de R$ 45 mil, o mesmo valor de duas motos Honda Biz 110i, ao preço de R$ 11.670, cada. 

Gurgel BR 800 SL
Gurgel BR 800 SL totalmente original, inclusive com as calotas e adesivos vindos de fábrica
Imagem: Reprodução/ Garagem da Jóia

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

Gurgel BR 800 SL

Gurgel BR 800 SL

Gurgel BR 800 SL

Gurgel BR 800 SL

Gurgel BR 800 SL

Gurgel BR 800 SL

Gurgel BR 800 SL

Gurgel BR 800 SL

Gurgel BR 800 SL

Gurgel BR 800 SL

Gurgel BR 800 SL

Gurgel BR 800 SL

Gurgel BR 800 SL

Gurgel BR 800 SL

Gurgel BR 800 SL

Gurgel BR 800 SL

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise