Assim como o Toyota Corolla, o Honda Civic é outro sedan médio que conquistou uma reputação ímpar no Brasil. Os dois modelos sempre se destacaram por suas mecânicas robustas e eficientes, o bom atendimento prestado por sua rede de concessionárias e as qualidades inerentes a seus projetos, como o bom acabamento, espaço interno, entre outros.

Apesar de não ter obtido o mesmo sucesso comercial de Civic, Corolla e até mesmo do Chevrolet Cruze, o Volkswagen Jetta se diferenciou no segmento graças à fama de sedan esportivo conquistada por suas versões com o motor 2.0 turbo com injeção direta.

Em suas novas gerações, Honda Civic e Volkswagen Jetta protagonizam um interessante embate sobretudo nas suas configurações topo de linha.

A Honda trouxe para o Civic Touring seu interessante propulsor 1.5 turbo, que entrega até 173 cv de potência a 5.500 rpm e 22,4 kgfm de torque entre 1.700 e 5.500 rpm, faixa bem elástica e típica de propulsores sobrealimentados. Temos no 1.5 turbo o reforço da injeção direta, cabeçote com comando duplo variável, entre outros requintes.

No VW, a Volkswagen escalou para a versão mais extrema do Jetta uma de suas configurações mais bravas do 2.0 TSI, no caso com 230 cv e 35,7 kgfm de torque. Segundo a VW, ele é capaz de impulsionar o Jetta GLI de 0 a 100 km/h em notáveis 6,8 segundos e até 250 km/h de velocidade máxima.

Só de elencarmos esses números, já ficam claras as diferenças entre os dois sedans médios e é fácil notar como o Volkswagen ambiciona muito mais conquistar aqueles que desejam o máximo em esportividade sem deixar de lado o conforto e o porta-malas de um carro familiar.

Se comparado com suas outras versões, é inegável que o Honda Civic Touring é um três volumes muito animador, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h na casa de 8,5 segundos e alcançar 221 km/h. Mas, ao volante do Civic Touring, é nítido que a Honda preocupou-se muito mais em fazer do seu sedan médio topo de linha um carro muito mais amigável para o uso diário, sem esquecer do baixo consumo. Claro que a Honda poderia ter extraído mais potência e torque de seu moderno propulsor 1.5 turbo. Apenas como exemplo, no próprio Civic Si ele está calibrado para 208 cv e 26,5 kgfm, porém isso poderia resultar em perdas na eficiência.

 

Graças também ao câmbio automático CVT, o Civic Touring alcança parciais de11,8 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, enquanto o Jetta GLI registra, respectivamente, 10 e 12,5 km/l nos mesmos cenários de uso. Bom destacar que os dois sedans só aceitam gasolina. Para o que entrega em termos de desempenho, as médias do Jetta GLI estão longe de serem ruins, porém, para quem busca um compromisso mais refinado entre performance e consumo, o Civic Touring é inegavelmente mais equilibrado.

Ao volante, o Honda preserva boa parte da dinâmica de suas versões 2.0 flex. Bem acertado e com suspensão independente nas quatro rodas, o Civic Touring é estável e muito bom de dirigir, conciliando também o conforto para vencer os buracos, lombadas e valetas do dia a dia.

O Jetta GLI parece bastante intimidador com suas rodas de liga leve aro 18” e o visual agressivo, porém ele pode ser utilizado como um pacato sedan familiar caso você assim desejar. Como analisamos em nosso teste, a Volkswagen promoveu uma ótima calibração para o conjunto de suspensão do esportivo, que não o deixou rígido demais durante o uso urbano. Algo que o Civic Touring não oferece e está presente no Jetta GLI é o seletor do modo de condução, funcionalidade que permite controlar bem o caráter do VW. Graças a ele, se você selecionar os modos que priorizam conforto ou economia de combustível, é possível dirigir o Jetta GLI de uma maneira bastante relaxada, sem a necessidade de doses cavalares de potência e torque. Assim como no Civic Touring, encontramos a suspensão multibraço no eixo traseiro do Jetta GLI e a VW ainda reforça a segurança do modelo ao incluir recursos como o bloqueio eletrônico do diferencial (XDS).

Em resumo, apesar de figurarem como as opções topo de linha de Civic e Jetta, as versões Touring e GLI não devem ser encaradas como rivais diretas. O Civic Touring busca se apresentar como um modelo de desempenho superior olhando apenas para dentro de sua gama. Ele não deixa de lado a economia de combustível, mas é um catálogo que empolga bem mais os potenciais clientes da gama Civic que desejam estar no comando de um carro mais envolvente em termos de comportamento dinâmico. O Civic em sua 10ª geração abraçou de vez uma proposta mais arrojada dentro do segmento, até para se diferenciar do Corolla, o que lhe fez muito bem. Sem dúvida o motor 1.5 turbo é o mais condizente para você aproveitar toda essa evolução do modelo.

O preço do Civic Touring, hoje tabelado em R$ 136.700, é bem mais convidativo do que os R$ 149.790 pedidos no Jetta GLI, mas o VW é a pedida para quem deseja um veículo bem mais extremo ao volante. Você praticamente não encontra hoje no mercado um modelo até R$ 150 mil que ande como o Jetta GLI e ainda possa levar uma família com conforto.

Se é um modelo mais radical que você procura, o VW é a melhor escolha. O preço é bastante superior ao do Civic Touring, mas é bom ressaltar que além do conjunto mecânico sofisticado, o catálogo de itens de série do Jetta GLI engloba recursos avançados como o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, entre outros que não figuram no Civic Touring.

Temos, portanto, dois competentes sedans topo de linha hoje no mercado. O Jetta GLI é destinado para quem quer o máximo em performance e deve ser encarado dessa forma. O Civic Touring pode não ser tão veloz como o VW, mas cativa pelo equilíbrio no conjunto. Duas excelentes propostas, cabendo apenas a você escolher aquela que mais lhe agrada.

 
 
Volkswagen Jetta 2019
 
Volkswagen Jetta 2019
Volkswagen Jetta 2019
Volkswagen Jetta 2019
 
Volkswagen Jetta 2019
Volkswagen Jetta 2019
Volkswagen Jetta 2019
 
Volkswagen Jetta 2019
Volkswagen Jetta 2019
Volkswagen Jetta 2019
 
Volkswagen Jetta 2019
Volkswagen Jetta 2019
Volkswagen Jetta 2019
 
Volkswagen Jetta 2019
Volkswagen Jetta 2019
Volkswagen Jetta e Honda Civic
 
Volkswagen Jetta e Honda Civic
Volkswagen Jetta e Honda Civic
Honda Civic 2020
 
Honda Civic 2020
Honda Civic 2020
Honda Civic 2020
 
Honda Civic 2020
Honda Civic 2020
Honda Civic 2020
 
Honda Civic 2020
Honda Civic 2020
 
 

Ficha técnica

Volkswagen Jetta 2019 GLI 2.0 16V flex automático 4p
Preço R$ NaN (11/2019)
Categoria Sedã médio
Vendas em 2017 7.670 unidades
Motor 4 cilindros, 1984 cm³
Potência 230 cv a 4700 rpm (gasolina)
Torque 35,7 kgfm a 1500 rpm
Dimensões Comprimento 4,702 m, largura 1,799 m, altura 1,474 m, entreeixos 2,688 m
Peso em ordem de marcha 1432 kg
Tanque de combustível 50 litros
Porta-malas 510 litros
Veja ficha completa

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/