A Honda anunciou nesta quarta-feira (8) a estreia da linha 2020 do HR-V. A principal novidade é a volta da versão topo de linha Touring, que, como já estava confirmado, agora traz o mesmo motor 1.5 turbo presente na gama Civic. Segundo a Honda, o propulsor recebeu uma calibração específica para o SUV compacto e entrega 173 cv de potência a 5.500 rpm e 22,4 kgfm de torque a partir de 1.700 rpm. A novidade, como vamos aferir em um teste futuro, deverá conferir ótimo nível de desempenho ao SUV.

O HR-V Touring 1.5 turbo recebe a mesma transmissão automática CVT presente no Civic Touring e na nova geração do CR-V, porém com um acerto específico para o SUV compacto. “Para se adequar ao novo nível de desempenho, fruto do motor 1.5 Turbo, o HR-V Touring recebeu uma calibragem específica para o conjunto de suspensão, com novas molas e amortecedores, barra estabilizadora dianteira de maior diâmetro e a adoção da tecnologia Agile Handling Assist (AHA), que aprimora a estabilidade dinâmica do SUV em curvas, aplicando o conceito de vetorização de torque ao modelo”, acrescenta a Honda em comunicado.

Externamente, o HR-V Touring conta com faróis principais e de neblina Full LED, além de uma nova grade frontal com acabamento black piano. O teto solar panorâmico também é uma das novidades para a versão topo de linha turbo. Para realçar a esportividade, que certamente será um dos apelos comerciais da nova versão, a Honda ainda equipa o HR-V Touring 2020 com o logotipo "Turbo" e escapamento em inox com saídas dupla (clique na foto principal antes do texto para acessar a galeria de fotos do HR-V 2020 em tamanho ampliado).   

Só que tudo isso não vai sair barato. A Honda vai cobrar R$ 139.900 pelo novo HR-V Touring 1.5 turbo, o que praticamente é um valor praticado para SUVs de médio porte como é o Jeep Compass, entre outros. Mesmo SUVs compactos modernos como o caso do Citroën C4 Cactus 1.6 THP e do VW T-Cross Highline, opções que contam com propulsores turbo de maior desempenho, não exageram tanto assim no preço. Resta saber se o público estará disposto a gastar a quantia pedida no HR-V Touring 2020 apenas pela boa reputação da marca por aqui.

Em termos de equipamentos, o HR-V Touring 2020 conta com bancos revestidos de couro, airbags laterais do tipo cortina, acendimento automático dos faróis, central multimídia de 7" com navegador integrado, ar-condicionado automático digital, chave presencial, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré e o sistema Honda LaneWatch, que projeta, na tela da central multimídia, as imagens de uma câmera instalada no retrovisor direito para dirimir pontos cegos.

Ainda compõem a lista de equipamentos do HR-V Touring 2020 a opção de acabamento na cor cinza claro ou preto para bancos, dependendo da cor externa do carro, sendo que o revestimento de couro também contempla laterais de porta, console central e painel. Costuras duplas nas laterais de porta também são exclusivas do modelo Touring. A configuração ainda conta com como sensor de chuva e retrovisor fotocrômico automático.

Demais versões

O Honda HR-V 2020 também segue com as opções LX, EX e EXL, as três equipadas com o propulsor 1.8 16V flex com até 140 cv com etanol. Vale a pena lembrar que, na linha 2019, a Honda havia promovido uma melhoria para a transmissão CVT presente nessas configurações, “tornando mais progressiva a aceleração nas condições de anda e para fazendo com que a rotação do motor não suba excessivamente em situações de aceleração em trânsito, aumentando o conforto para os ocupantes nestas condições”, explica a fabricante.

Para a linha 2020 do HR-V, a versão EXL passa a oferecer os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bem como uma nova grade frontal com acabamento em black piano. A central multimídia de 7”, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, é a principal novidade para a versão EX, que também recebe o sensor de estacionamento traseiros. A versão de entrada LX, por sua vez, traz agora câmera de ré integrada ao rádio com visor de 5". Todas as versões do HR-V contam com os controles de tração e estabilidade de série.

O SUV compacto oferece sete opções de cores: a sólida Branco Tafetá (sólido); as metálicas Prata Platinum, Cinza Barium e Azul Cósmico; além das perolizadas Branco Estelar, Preto Cristal e Vermelho Mercúrio. A versão Touring traz interior na cor cinza nas cores Branco Estelar, Cinza Barium e Azul Cósmico. As demais cores trazem interior com acabamento preto.

A gama Honda HR-V 2020 será composta da seguinte forma:

HR-V LX: R$ 94.400
HR-V EX: R$ 101.700
HR-V EXL: R$ 111.900
HR-V Touring: R$ 139.900

 
 
Honda HR-V 2020
 
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
 
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
 
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
 
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
 
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
 
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
 
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
 
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
 
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
 
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
 
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
 
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
 
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
 
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
 
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
 
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
 
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
 
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
 
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
 
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
 
Honda HR-V 2020
Honda HR-V 2020
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/