Inédito SUV do Yaris pode ser revelado nesta quinta-feira, 23

Rumores apontam que a Toyota planeja apresentar utilitário esportivo compacto amanhã, antes previsto para o Salão de Genebra
O novo Yaris 2020 compartilha a mesma plataforma GA-B que será usada no novo SUV

O novo Yaris 2020 compartilha a mesma plataforma GA-B que será usada no novo SUV | Imagem: Divulgação

Em janeiro, a Toyota iniciou a contagem regressiva para apresentar seu inédito SUV compacto, baseado na plataforma GA-B, utilizada pelo novo Yaris. A marca divulgou um primeiro teaser que apenas mostrava os traços básicos do modelo, que deveria ter sido revelado no Salão de Genebra.

No entanto, a pandemia do coronavírus motivou o cancelamento do evento e o novo utilitário esportivo acabou na fila de espera. Mas parece que finalmente o dia de sua apresentação está definido, esta quinta-feira, 23 de abril. É o que afirma o site Autonocion, sem no entanto citar fontes.

Embora seja um produto voltado a princípio para o mercado europeu, ele deve antecipar muito do futuro SUV nacional que a Toyota produzirá em Sorocaba em 2021.

Ainda não se sabe por exemplo se a montadora japonesa pretende lançar um veículo de características crossover, ou seja, uma espécie de “Yaris Cross”, ou um modelo com estilo de um SUV, mais alto e encorpado. Talvez esteja aí uma das diferenças entre a proposta europeia e brasileira – no Velho Continente, o público geralmente prefere carros mais baixos e esportivos.

Além disso, o SUV compacto nacional pode ser mais simples e espaçoso, o que impede uma solução global. Eis aí uma das razões para que o CH-R, crossover compacto vendido na Europa, não tenha chegado por aqui. ‘Baixinho’ e muito sofisticado, o Toyota não se justificava pelo alto custo.

A expectativa pelo lançamento do novo SUV é imensa, afinal a Toyota ainda não disputa esse segmento, que está em franca expansão em várias partes do mundo. No Brasil, isso acabará refletindo nas vendas do Corolla, seu modelo mais bem sucedido. Algo assim ocorreu com o rival Civic quando ganhou a companhia do HR-V. Mas, como se sabe, a marca japonesa já tem uma solução para isso, o Corolla SUV, mas isso é uma outra história.

Teaser do futuro SUV derivado do Yaris europeu
Teaser do futuro SUV derivado do Yaris europeu
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!