Jaguar revela perua do XFR-S com 550 cv

XFR-S Sportbrake utiliza potência para atrair clientes para segmento sem tradição da marca

Friso traseiro pintado de preto é exclusivo da linha S | Imagem: Divulgação

A Jaguar lança seu terceiro modelo a levar a sigla esportiva da marca, o RS, estampado na tampa do porta-malas. É ele o XFR-S Sportbrake, a versão perua do nervoso XFR-S. Com velocidade máxima de 300 km/h, o modelo será vendido na Europa primeiro, por preços que partem de 82.495 libras, cerca de R$ 325 mil.

Mas, ao contrário do XFR-S convencional, com seu enorme aerofólio, a versão perua do modelo traz rack no teto e um porta-malas maior, com capacidade de até 1.675 litros (com os bancos traseiros dobrados).

Trazendo sob o capô o mesmo motor que equipa outros modelos da marca, como o F-Type e o XJR, um V8 5.0 capaz de gerar 550 cv e, no caso do Sportbrake, torque de 69,4 kgfm. O esportivo ainda trabalha com uma transmissão automática de oito marchas com tecnologia Quickshift, um recurso utilizado na linha do F-Type para diminuir o tempo das trocas de marchas.

Entre os pontos positivos da linha XFR-S, os modelos (tanto perua quanto sedã) trazem rodas Varuna aro 20", difusor traseiro em fibra de carbono e saídas de ventilação no capô e atrás das rodas dianteiras. Como diferencial em relação ao sedã, o Spotback traz, além da traseira alongada e a suspenção reajustada, logos da Jaguar com detalhes em vermelho.
 
Veja também: Novo Mustang pode ganhar versão perua

A nova perua da Jaguar terá apresentação oficial no Salão de Genebra, na Suíça e será vendida no exterior a partir de abril. Seus principais concorrentes serão o CLS 63 AMG Shooting Brake e o Audi RS6 Avant.

Peruas

O XFR-S Sportbrake não foi à primeira tentativa da fabricante inglesa de criar uma perua esportiva. A companhia lançou em 1980 o XJ Estate, uma perua que teve apenas 250 unidades fabricadas. Anos mais tarde, em 2004, a Jaguar retomou a produção das peruas, desta vez com o X-Type Estate. No início de 2012, a marca revelou o XF Sportbrake, a versão perua do XF.

Em comum, nenhum dos modelos foi um sucesso nem de vendas, nem de críticas. Só o tempo mostrará se o XFR-S Sportbrake vai quebrar essa “maldição” que atinge a Jaguar.