Kia confirma novo Soul para o Brasil em 2020; Rio pode estrear ainda neste ano

Marca terá ao menos três lançamentos em 2020; SUV abaixo do Sportage está nos planos
Kia Soul 2020

Kia Soul 2020 | Imagem: Divulgação

Durante o evento de apresentação oficial do novo Cerato, José Luiz Gandini, Presidente da Kia Motors do Brasil, confirmou aos jornalistas presentes a chegada de pelo menos três novidades para 2020. No próximo ano, a marca deverá apostar em uma investida em modelos eletrificados, com destaque para a importação do híbrido Niro. Além dele, a marca vai apostar na nova geração do Soul em versões com propulsor a combustão bem como a variante 100% elétrica do modelo. 

Com porte semelhante ao de um Jeep Compass, apesar de contar com uma versão elétrica e híbrida plug-in no exterior, o Niro virá ao país somente na configuração recarregada pelo motor. Com isso, ele combina o motor 1.6 a gasolina com outro elétrico para liberar 148 cv e 26,9 kgfm de torque. O modelo foi mostrado pela Kia Motors do Brasil ao público no Salão de São Paulo 2018, mas só agora com as regras mais claras do Rota 2030, o novo regime automotivo brasileiro, a marca sente-se mais segura em importar o modelo.  

Gandini também revelou aos jornalistas que a Kia terá em sua linha comercializada no Brasil um modelo abaixo do Sportage, portanto entrando no segmento dos SUVs compactos. O executivo declarou que o modelo escolhido para ser importado ao Brasil ainda será definido. De qualquer forma, pela proposta e o caráter global com que foi apresentado, é bom mantermos o recém-lançado Seltos no radar. 

Ainda dependendo de um câmbio mais favorável, o compacto Rio permanece nos planos da Kia para o Brasil e pode até ser lançado ainda neste ano caso o Real ganhe um pouco mais de valor frente ao Dólar. Caso contrário, talvez o modelo possa chegar ao mercado em 2020. A questão cambial impacta muito no caso do Rio uma vez que o modelo, rival de Volkswagen Polo, Toyota Yaris, entre outros, precisa ter um valor competitivo para figurar como uma alternativa viável aos concorrentes nacionais. 

Por fim, Gandini destaca que não está prevista a importação do SUV grande Telluride ao Brasil, mas Gandini antecipa que tem nos planos retomar a importação do Mohave ao Brasil, modelo que estreou sua nova geração neste ano. 

Kia Seltos 2020
Kia Seltos 2020
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!