Kia Telluride é eleito o melhor carro do mundo em 2020

Organizadores do World Car Awards anunciam os campeões em diversas categorias
Acima o Kia Telluride 2020

Acima o Kia Telluride 2020 | Imagem: Divulgação

Votação sempre muito aguardada, os organizadores do The World Car Awards revelaram nesta quarta-feira (8) os vencedores em quatro categorias da iniciativa, além do grande campeão, que é agraciado com o título de World Car of the Year.

O The World Car Awards deste ano contou com um júri internacional de 86 jornalistas automotivos oriundos de 24 países. Os profissionais são selecionados pelo World Car Steering Committee, que leva em consideração o conhecimento, experiência, credibilidade e influência de cada um desses especialistas. Os resultados são apurados pela KPMG.

Na categoria World Car Design of the Year, o grande campeão foi o Mazda3, que somou 179 pontos na categoria. Ele foi seguido bem de perto pelo Porsche Taycan, com 177 pontos. Em terceiro lugar ficou a nova geração do Peugeot 208 somando 144 pontos. Vale a pena destacar que o Peugeot será fabricado na Argentina a partir deste ano e chegará ao Brasil em breve.

No segmento World Urban Car, que premia os melhores carros urbanos, o grande vencedor foi o Kia Soul EV, versão com conjunto propulsor completamente elétrico do modelo. O Soul EV somou 751 pontos. Em segundo lugar na categoria em questão ficou o Volkswagen T-Cross, com 702 pontos, seguido pelo MINI Cooper SE Electric, variante apenas a eletricidade do hatch. O MINI somou 574 pontos.

O Porsche Taycan, que está confirmado para o Brasil, conseguiu uma vitória dupla na premiação deste ano. O esportivo elétrico foi o campeão nas categorias World Luxury Car e World Performance Car. No segmento luxo, o Porsche venceu, com 846 pontos, o Porsche 911 (786 pontos) e o Mercedes-Benz EQC (778). Na categoria que leva em consideração a performance, o Taycan registrou 867 pontos, também desbancando a nova geração do 911 (809 pontos) e o Toyota GR Supra (750 pontos).

Por fim, no quadro geral, o Kia Telluride foi o grande campeão e levou para a marca sul-coreana o título de World Car of the Year. O SUV de grande porte conquistou 758 pontos, superando Mazda3 (745) e o Mazda CX-30 (738).

Desenvolvido para o mercado norte-americano, o Kia Telluride é desconhecido de nós, brasileiros, mas já soma 70 prêmios desde sua estreia nos EUA no ano passado, incluindo o North American Utility Vehicle of the Year (veículo utilitário do ano na América do Norte).

Em seu comunicado oficial celebrando a vitória, a Kia destaca como pontos relevantes do modelo uma “forte presença exterior graças ao seu design; a cabine de alta qualidade, espaçosa, prática e capaz de acomodar oito passageiros bem como uma ampla lista de tecnologias avançadas, sistema de tração integral e diversos assistentes de condução”. Nos EUA, o Telluride é oferecido com motor 3.8 V6 de 295 cv e câmbio automático de 8 marchas. Até o momento não há qualquer sinalização da Kia para oferecer o Telluride no Brasil.

 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!