Recentemente a CAOA Chery apresentou ao mercado os modelos que deverão se tornar seus carros-chefe aqui no Brasil, no caso os SUVs Tiggo 5x e Tiggo 7. Um grande argumento de venda dos dois produtos é a presença do motor 1.5 turbo, o que deverá oferecer aos modelos por ele equipados um bom nível de desempenho. Algumas pessoas, contudo, reclamaram da falta de um periférico que ajuda os motores modernos a se tornarem ainda mais eficiente, no caso a injeção direta.

Na época da apresentação do Tiggo 5x e do Arrizo 5 na fábrica da CAOA Chery em Anápolis (GO), o Autoo teve a oportunidade de conversar com o CEO da fabricante, Marcio Alfonso, e questionou a falta de injeção direta para o motor 1.5 turbo. Na época, Alfonso explicou que “o componente pode ser aplicado no propulsor”, mas que não havia planos, entretanto, para que essa modificação chegasse ao motor escolhido para movimentar o sedã e o SUV compacto.

Mas nesta semana algumas peças desse quebra-cabeça foram se juntando. Na China, a Chery anunciou no último dia 25 o início da produção de seu inédito propulsor 1.6TGDI, que contempla não só o uso de turbo como também da injeção direta de combustível para que ele ofereça números de potência e torque ainda melhores e consumo de combustível comedido.

Segundo dados preliminares da Chery, o novo motor 1.6 com turbo e injeção direta entrega potência na casa dos 200 cv e torque de cerca de 30 kgfm, o que deverá variar, é claro, dependendo da calibração adotada.

Outra boa notícia é que o motor 1.6TGDI inaugura o que a Chery está chamando de sua terceira geração de família de motores. Com um conceito de projeto modular, em conjunto com o 1.6TGDI a Chery também lançará dentro da mesma família os propulsores 1.2TGDI, 1.5TGDI e 2.0TGDI com aplicações que serão definidas de acordo com as propostas de cada veículo da marca. Os dados de potência e torque desenvolvidos por cada um deles ainda não antecipado pela fabricante.

O Autoo entrou em contato com a assessoria de imprensa da CAOA Chery para saber se existe previsão de nacionalizar ou importar os novos motores, mas até o momento não obteve um retorno da fabricante.  

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/