Nas mãos da CAOA, Chery lança o novo Tiggo 2 em abril

SUV compacto será o primeiro modelo vendido pelo novo grupo CAOA Chery no Brasil
Chery Tiggo 2 2018

Chery Tiggo 2 2018 | Imagem: Divulgação

O grupo CAOA, do empresário Carlos Alberto de Oliveira de Andrade, é conhecido pela agressividade nas vendas, muitas vezes questionada pelos concorrentes. Mas também é uma empresa afeita a desafios. Primeiro ao bancar a vinda da Renault na década de 90, época em que seus carros não primavam pela atualidade. Mais tarde assumiu a respresentação da Hyundai quando a marca sul-coreana era conhecida apenas por utilitários e alguns veículos de cores chamativas. O resultado nem precisa ser explicado hoje, tamanha a presença da Hyundai no mercado brasileiro.

Agora, no entanto, a CAOA terá uma tarefa bastante árdua: transformar a chinesa Chery numa marca viável no Brasil. Apesar de não faltar dinheiro ao grupo chinês, até hoje a atuação da montadora é discreta e cheia de percalços. Ela chegou ao país em 2009 com produtos apagados e de baixa qualidade. Logo mudou de estratégia ao decidir construir uma fábrica no Brasil, mas nem isso foi suficiente para mudar esse panorama.

Foi com esse cenário que a CAOA decidiu assumir o controle da Chery no mercado brasileiro por meio de uma associação com os chineses, anunciada no final do ano passado e cujo primeiro fruto será apresentado no próximo dia 28, o SUV compacto Tiggo 2.

Apesar de usar o nome do primeiro carro que a Chery lançou no Brasil há oito anos, o Tiggo 2 é um veículo completamente novo e sem relação com seu irmão mais velho. Tem 4,2 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,57 m de altura e 2,555 m de entreixos. Ou seja, é ligeiramente menor que um Honda HR-V, o líder do segmento onde atuará.

A parte mecânica deve utilizar itens do Celer, o compacto nacional que estreou a linha de montagem de Jacareí (SP). O motor 1.5 flex de apenas 113 cv, no entanto, contará com opção automática (CVT) além da manual.

"Melhor marca DO MUNDO"

O Tiggo 2, inclusive, já deveria ter sido lançado no mercado há tempos. A Chery o apresentou durante o Salão do Automóvel em novembro de 2016, porém, com a negociação com a CAOA se arrastando no ano passado, acabou postergando sua chegada às lojas. Depois, o grupo brasileiro optou por melhorar alguns aspectos do utilitário esportivo a fim de causar melhor impressão no público.

Se não inova em nenhum sentido, o Tiggo 2 pode ser o ponto de partida de uma estratégia mais ousada que, espera-se, inclua valores mais em conta que a concorrência e aspectos de pós-venda que possam reverter a imagem desgastada da Chery com sua clientela.

Para completar, a nova marca deve lançar durante o ano outros modelos como o Tiggo 7, um SUV maior e que já circula pela país em testes. Para a CAOA, a Chery certamente passará a ser a “melhor marca de automóveis do mundo”, como dizia o narrador dos comerciais da Hyundai e que já passou a anunciar a chegada da montadora na TV.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa