Nova Fiat Toro terá itens de protótipo mostrado em Paris; veja projeções da picape
Utilitário líder de vendas do segmento contará com mudanças mais significativas para enfrentar novas rivais pela frente
A Fiat prepara uma nova geração da Toro, prevista para chegar ao mercado brasileiro em 2029, conforme informações publicadas pelo site Autos Segredos. Lançada em 2016, a picape deverá passar por uma transformação mais profunda para continuar competitiva diante de uma nova leva de concorrentes.
VEJA TAMBÉM:
As projeções do designer Kleber Silva, elaboradas com inspiração no protótipo Fiat Multiplay, apresentado no Salão de Paris (França) de 2026, que foi até o dia 18 de outubro, antecipam como poderá ser o visual da próxima geração. O estudo imagina uma picape com identidade visual renovada, que terá o desafio de enfrentar modelos como Volkswagen Tukan, Renault Niagara e BYD Mako.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Protótipo dá pistas

Imagem: Fiat
O Multiplay é um conceito que combina características de SUV, monovolume e picape em uma carroceria de 4,45 metros de comprimento. Apresentado pela Fiat como um laboratório de ideias para soluções futuras de design e versatilidade, o protótipo se destaca pela possibilidade de transformar a configuração familiar em uma picape com caçamba aberta.
Embora não tenha sido desenvolvido como antecipação de um modelo de produção específico, suas soluções estéticas ajudam a ilustrar os caminhos que a marca poderá explorar em seus próximos veículos. A partir dessa referência, Kleber Silva desenvolveu suas projeções para a Toro, imaginando uma evolução visual compatível com a nova identidade da fabricante italiana.
Na dianteira, as imagens criadas pelo designer mostram faróis mais estreitos, com elementos luminosos de LED que formam um desenho característico, além de uma grade redesenhada e um para-choque com ampla entrada de ar inferior.
O conjunto confere à picape uma aparência mais tecnológica e robusta, preservando as proporções que ajudaram a consolidar sua identidade desde o lançamento. As projeções também sugerem alterações no capô e nos detalhes do acabamento frontal, reforçando a impressão de que a próxima geração terá personalidade própria, em vez de apenas reproduzir a carroceria atual com retoques pontuais.
Na traseira, Kleber Silva imagina uma Toro com lanternas redesenhadas, iluminação em LED e o nome do modelo destacado no centro da tampa da caçamba. O para-choque também recebe novas formas, com detalhes que reforçam a aparência de robustez, enquanto as rodas de desenho inédito complementam a transformação visual.

Imagem: Projeções/ Kleber Silva
As imagens, entretanto, representam uma interpretação independente do designer e não correspondem ao desenho definitivo da futura picape, que ainda não foi revelado oficialmente pela Fiat. Além do visual externo, a nova geração deverá trazer mudanças importantes na cabine. A expectativa é de um painel atualizado, central multimídia de maiores dimensões, quadro de instrumentos renovado, novo volante e alterações no console central.
A Fiat deverá aproveitar a mudança para ampliar os recursos de conectividade, conforto e assistência à condução, preservando características valorizadas pelos proprietários, como a posição de dirigir elevada e a versatilidade da caçamba. A configuração definitiva do interior, entretanto, ainda não foi apresentada oficialmente.
Na mecânica, a eletrificação deverá continuar entre as prioridades da Stellantis. A linha 2027 da Toro já introduziu o sistema híbrido leve de 48 volts associado ao motor 1.3 turbo flex, combinação que poderá permanecer relevante na próxima geração.
O sistema auxilia o motor a combustão em determinadas situações e contribui para melhorar a eficiência energética. Também existem expectativas sobre a ampliação das alternativas eletrificadas, mas a futura oferta de motores, transmissões e sistemas de tração ainda depende de confirmação oficial.
De olho nas novas rivais

Imagem: Projeções/ Kleber Silva
As mudanças deverão ganhar ainda mais importância com a chegada de novas rivais. A Volkswagen Tukan, esperada para 2027, ampliará a presença da marca alemã no mercado de picapes.
A Renault Niagara deverá disputar consumidores que procuram um modelo de porte semelhante ao da Toro, enquanto a BYD Mako poderá explorar a tecnologia híbrida plug-in, que permite recarregar a bateria externamente e percorrer determinados trajetos utilizando apenas eletricidade. Com projetos mais recentes e propostas tecnológicas distintas, esses modelos deverão elevar a concorrência em equipamentos, eficiência, desempenho e custo de utilização.

Imagem: Projeções/ Kleber Silva
Nesse cenário, a próxima geração da Toro terá a missão de preservar a posição conquistada pela Fiat desde 2016. As projeções de Kleber Silva, inspiradas no conceito Multiplay apresentado em Paris, oferecem uma visão de como a picape poderá evoluir visualmente, embora não antecipem necessariamente suas linhas definitivas.
O desafio da fabricante irá além do estilo: será necessário combinar design atualizado, interior mais tecnológico e conjuntos mecânicos competitivos para enfrentar uma concorrência cada vez mais diversificada. A previsão de lançamento em 2029 e os detalhes técnicos do projeto ainda dependem de confirmação oficial da Fiat.
