Novo Hyundai Creta deveria ter um design diferente para o Brasil?

Atualização para o SUV deverá ser lançada até o fim deste ano no país
Sugestão do designer Kleber Silva para o novo Creta 2022 tomando como base o modelo indiano

Sugestão do designer Kleber Silva para o novo Creta 2022 tomando como base o modelo indiano | Imagem: Kleber Silva

A Hyundai é uma das marcas que caiu no gosto do público brasileiro. Ao oferecer produtos com boa fama de robustez e qualidade construtiva, a fabricante fechou 2020 como a quarta montadora em participação de mercado e merece reconhecimento por colocar o HB20 na segunda posição entre os carros mais vendidos no Brasil.

Pela movimentação de flagras e informações que circulam nos bastidores, outro modelo vital para o sucesso da Hyundai por aqui deverá receber uma profunda renovação até o fim deste ano. Estamos falando do Creta, SUV compacto que desde sua estreia no mercado conquistou uma excelente representatividade no segmento.

A lógica é que o novo Creta nacional siga em sua atualização os mesmos passos do HB20, ou seja, apesar de preservar a plataforma, ele ganharia uma carroceria atualizada, interior revisto e conjuntos mecânicos mais eficientes, em linha com os concorrentes mais modernos.

Talvez outro ponto que o novo Creta 2022 comercializado no Brasil deverá compartilhar com o primo HB20 será o visual polêmico. Segundo os protótipos recentemente flagrados no Brasil, tudo leva a crer que a Hyundai deverá adotar por aqui a mesma “cara” do modelo comercializado na Índia. Entre suas particularidades destacam-se os conjuntos de faróis e lanternas bipartidos, que, ao menos pelas imagens, estão longe de ser uma unanimidade.

Nova geração do Hyundai Creta vendida na Índia
Nova geração do Hyundai Creta vendida na Índia
Imagem: Divulgação

Resta saber se a Hyundai poderá promover algumas atualizações específicas para o Brasil no visual do novo Creta 2022. O designer Kleber Silva preparou uma sugestão do que poderia ser a nova geração do SUV compacto por aqui utilizando como referências produtos globais recentes da marca sul-coreana.

De qualquer forma, como a plataforma não muda, o novo Creta deverá ter alterações discretas nas dimensões, com pequenos ganhos na largura, comprimento e entre-eixos. Hoje o modelo entrega como pontos fortes o bom espaço interno para cinco pessoas e um dos maiores porta-malas da categoria, atributos que certamente a Hyundai vai preservar na atualização estética do modelo.

Nova geração do Hyundai Creta vendida na Índia
Nova geração do Hyundai Creta vendida na Índia
Imagem: Divulgação

A boa notícia é que finalmente o Creta nacional deverá receber ao menos um motor bem mais avançado. Hoje o modelo deixa a desejar no quesito eficiência, sobretudo em suas configurações com motor 1.6 16V e câmbio automático de 6 marchas, com desempenho abaixo do esperado e consumo notadamente elevado.

Interior do novo Creta ficou mais arrojado e traz até sistema de som premium
Interior do novo Creta ficou mais arrojado e traz até sistema de som premium
Imagem: Divulgação

A expectativa é que a Hyundai aplique sob o capô do novo Creta 2022 fabricado no Brasil o mesmo motor 1.0 com turbo e injeção direta presente nas versões topo de linha da gama HB20. Com isso, o SUV deverá entregar números de performance e economia de combustível mais próximos ao de modelos como Chevrolet Tracker e VW T-Cross.

Talvez o propulsor 2.0 16V aspirado ainda seja aplicado no novo Creta, contudo é fato que a novidade deverá ter apenas opções automáticas.

Flagra da nova geração do Hyundai Creta em testes no Brasil
Flagra da nova geração do Hyundai Creta em testes no Brasil
Imagem: Volta Rápida

Por fim, na parte interna, o Creta 2022 vai ser profundamente atualizado com a presença de novos volante, painel, bancos, entre outros elementos. A central multimídia vai crescer e, tomando como base o modelo vendido na Índia, o painel de instrumentos ganhará um display digital mais destacado. Assim como Tracker e T-Cross, é esperado que o novo Creta nacional entregue algumas tecnologias de ponta em seus catálogos mais caros. O HB20, por exemplo, sai de fábrica com alerta de colisão com frenagem autônoma e aviso de saída involuntária da faixa de rodagem em sua versão topo de linha.

E você, gostou do design no Creta vendido na Índia? Acha que ele fará sucesso no país? Prefere a sugestão de Kleber Silva para o modelo? Deixe sua opinião no campo para comentários logo abaixo

Sugestão do designer Kleber Silva para o novo Creta 2022 tomando como base o modelo indiano
Sugestão do designer Kleber Silva para o novo Creta 2022 tomando como base o modelo indiano
Imagem: Kleber Silva