Novo Peugeot 2008: longe do Brasil, SUV agrada no México

Grupo PSA já afirmou que o modelo não será fabricado na América do Sul, que terá solução própria sobre a plataforma CMP
Maior e mais sofisticada, a segunda geração do Peugeot 2008 abre espaço para modelo de menor porte

Maior e mais sofisticada, a segunda geração do Peugeot 2008 abre espaço para modelo de menor porte | Imagem: Divulgação

Desde o lançamento do Peugeot 208, tiveram início os questionamentos sobre sua variante SUV, o 2008. Com investimentos milionários no Brasil e na Argentina para a construção da moderna plataforma CMP, a nova geração do utilitário esportivo não será fabricada na região, com o Grupo PSA (Peugeot-Citroën) afirmando que teremos uma solução própria.

O resultado disso que é o novo Peugeot 2008 está cada vez mais longe do mercado brasileiro, enquanto o novo SUV que está sendo desenvolvido para cá já foi flagrado na Índia. Porém, no México, o modelo é oferecido normalmente e já pode ser equipado com os novos motores 1.2 turbo da marca, algo que sentiu-se falta no 208 feito na Argentina. Por lá, a nova geração do SUV está agradando e o site Motorpasión avaliou o modelo.

O que ele traz?

A unidade avaliada pelos mexicanos era a topo de linha GT. Mais completa da gama, custa 506.900 pesos mexicanos, ou o equivalente a cerca de R$ 133,4 mil na conversão direta da moeda. Entre os principais itens de série já traz faróis de LED, teto solar panorâmico, rodas de 18 polegadas, bancos revestidos parcialmente de couro, ar-condicionado automático, teto pintado de cor contrastante e controle de cruzeiro.

O modelo também conta com o i-Cockpit, trazendo volante de diâmetro reduzido e painel de instrumentos digital com efeito tridimensional. A central multimídia é compatível com Android Auto e Apple Car Play e o carro dispõe ainda de um carregador para smartphones sem fio. A cabine traz ainda costuras contrastantes nos acabamentos e nos bancos.

Interior da nova geração do Peugeot 2008
Interior da nova geração do Peugeot 2008
Imagem: Divulgação

Mecanicamente, o Peugeot 2008 GT mexicano traz o conjunto motriz que era muito aguardado no 208 nacional, mas que não chegou por aqui. Trata-se de um 1.2 tricicilíndrico turbinado. Ele é capaz de entregar 155 cv de potência e 24,4 kgfm de torque. A força chega apenas às rodas dianteiras por meio de uma transmissão automática de oito marchas. As opções de entrada por lá têm o mesmo motor, mas com 130cv, e um câmbio automático de seis relações. O carro tem 4,30 m de comprimento e o porta-malas acomoda 430 litros de bagagens. Tudo isso resulta em um peso de 1.255 kg no caso da versão GT.

O que os mexicanos disseram?

A publicação mexicana abriu o vídeo comentando que, em um segmento tão disputado quanto o dos SUVs compactos, é difícil empolgar ou se destacar. No entanto, o Peugeot 2008 não só teria conseguido essa proeza como o próprio apresentador admitiu que era o primeiro utilitário esportivo dessa categoria que ele considerou comprar para uso próprio.

O visual do novo 2008 foi amplamente elogiado exatamente por trazer algo novo para a categoria, onde é difícil distinguir um carro do outro. Os elogios continuaram no interior com o mesmo tema: visual diferenciado e qualidade. O carro contava ainda com acabamento superior, impressionando os mexicanos que afirmaram se tratar de um carro mais próximo de uma marca premium do que o passado generalista da Peugeot sugere. Por dentro, o SUV recebeu apenas duas ressalvas: a ausência da saída de ar-condicionado para o banco traseiro e o excesso de funções concentradas da central multimídia, fazendo do seu uso algo um tanto confuso.

Peugeot e-2008
Peugeot 2008
Imagem: Divulgação

Em termos dinâmicos, os mexicanos se disseram satisfeitos com o desempenho do pequeno 1.2. Apesar de não ter a aceleração de um esportivo, consegue sair da imobilidade com pouco esforço, o que é bom também para retomadas e para manter velocidades de estrada. O funcionamento do câmbio foi pouco percebido. O consumo obtido pela publicação foi de cerca de 11 km/l em uso urbano, chegando a 15 km/l na rodovia.

Foi dito que os três modos de condução (Eco, Normal e Sport) estão bem balanceados, com o primeiro deixando o acelerador bastante anestesiado em nome da economia. Já o Sport agradou também por dar mais peso à direção com assistência elétrica. Em termos dinâmicos, o novo 2008 foi descrito como um veículo mais “europeu”, por ter uma suspensão mais firme com o intuito de fornecer uma condução mais conectada, o oposto do visto nos SUVs norte-americanos e japoneses oferecidos por lá.

Na conclusão, o Peugeot 2008 foi descrito como uma ótima opção para quem busca se diferenciar no segmento dos SUVs compactos por sua mescla de visual, acabamento e comportamento dinâmico. Foi ressaltado apenas que o valor da configuração mais completa GT fica acima dos rivais e, pelos preços cobrados, sentiu-se falta de itens como frenagem autônoma de emergência e um sistema de câmeras com visão 360 graus.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!