Novo Sandero será lançado em meio à Copa do Mundo

Renault decidiu não esperar pelo fim do evento. Modelo mais vendido da marca ganhará visual quase idêntico ao do sedã Logan, além de estrear transmissão automatizada

Novo Renault Sandero | Imagem: Renault

A Renault não teve paciência para esperar o final da Copa do Mundo no Brasil para lançar o novo Sandero. A marca francesa marcou a apresentação do seu modelo mais vendido para o dia 30 de junho, em meio ao evento esportivo.

A decisão surpreende já que muitas montadoras decidiram esperar o fim da Copa no dia 13 de julho para retomar a agenda de lançamentos. O receio é que não haja repercussão na mídia – na data escolhida, ocorrerão as oitavas de final da competição, mas não há risco de termos um jogo do Brasil, que jogará ou no sábado ou no domingo anterior.

Câmbio automatizado

A suposta despreocupação da Renault pode ter a ver com o fato de o Sandero ser um carro bem-sucedido no mercado brasileiro. Mesmo na iminência de mudar, o hatch vende bem ainda. Com o novo visual, mais bem acabado e com interior melhorado, é bem provável que a boa aceitação continue.

Pela primeira Sandero e Logan terão uma identidade única. Na primeira geração, os dois carros não se pareciam a ponto de clientes não acreditarem que se trata da mesma base – como num Gol e um Voyage ou num Onix e um Prisma.

Além de novidades como central multimídia, comandos satélites no volante, ar digital e piloto automático, a marca francesa deve estrear uma nova transmissão com embreagem automatizada, que pode se chamar “REC” (embreagem robotizada eficiente). O sistema é semelhante ao que usam Fiat (Dualogic), Volks (I-Motion) e Chevrolet (Easytronic), ou seja, trata-se de um câmbio manual, mas com trocas automáticas. Na geração atual, a Renault equipou o Sandero com uma caixa automática convencional, de quatro velocidades, mas que tornou o carro gastão.

Os preços, acredita-se, serão semelhantes aos praticados atualmente e o Sandero continuará sendo oferecido com motor 1.0 16V, 1.6 8V e, provavelmente, 1.6 16V na versão automatizada.