PcD: como ficam os pedidos já feitos para Ka e EcoSport?

Autoo pediu esclarecimentos para a Ford sobre o assunto envolvendo a compra com isenção
Acima o Ford EcoSport no catálogo SE Direct 1.5 automático que atendia o público PcD

Acima o Ford EcoSport no catálogo SE Direct 1.5 automático que atendia o público PcD | Imagem: Divulgação

Com o fim da produção de Ka e EcoSport tendo efeito imediato a partir do anúncio da Ford de encerrar suas atividades de manufatura no Brasil a partir deste ano, uma dúvida que pode surgir afeta em cheio o público PcD: como ficam os clientes que realizaram pedidos dos dois modelos?

O Autoo entrou em contato com a Ford para esclarecer a questão e, segundo a marca nos respondeu, "os consumidores que já haviam feitos os pedidos e tiveram seus carros produzidos e faturados serão atendidos. Os pedidos feitos recentemente para o Ka ou EcoSport que não entraram em produção serão cancelados pela marca". 

A medida certamente causará impacto negativo para muitos consumidores PcD que optaram por um automóvel da marca, em especial por ter que lidar com alterações no já burocrático processo de compra com isenção. A marca não informou se prestará algum tipo de auxilio os clientes que, até então, haviam feito apenas o pedido para um dos dois veículos nacionais da empresa. 

Ainda em sua resposta ao site, a fabricante destaca que “continuará vendendo unidades remanescentes da linha Ka e EcoSport até o final dos seus estoques. A Ford estará ativamente presente no Brasil com sua Rede de Concessionários, oferecendo assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia”. 

Saiba mais: Tenho um carro da Ford: devo vender agora? E comprar um modelo novo da marca?

Vale a pena destacar que, ao lado do Nissan Kicks 1.6 S Active CVT, o Ford EcoSport no catálogo SE Direct 1.5 automático, até então tabelado em R$ 69.990, era um dos SUVs remanescentes capazes de atender o público PcD na compra com isenção integral de impostos. Recentemente a Hyundai suspendeu os pedidos para o Creta nessa modalidade de compra, seguindo os passos de Jeep e Volkswagen. Até o momento, no site comercial da Chevrolet, o Tracker também segue sem a possibilidade de receber novos pedidos.

Apesar do projeto datado frente aos rivais mais recentes, o Ford EcoSport SE Direct contava com um bom pacote de equipamentos de série, já saindo de fábrica com os controles de tração e estabilidade, central multimídia, trio elétrico, sistema de som com 6 alto-falantes, ar-condicionado, entre outros.

Ford Ka 2019
Ford Ka 
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!