Projeto permite converter Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid em veículos elétricos

Stellantis e empresas nacionais desenvolvem projeto de retrofit elétrico para os dois modelos
Projeto do retrofit elétrico está em desenvolvimento pela Stellantis em parceria com empresas nacionais

Projeto do retrofit elétrico está em desenvolvimento pela Stellantis em parceria com empresas nacionais | Imagem: Divulgação

A Stellantis em parceria com a Weg, FuelTech e o SENAI estão avançando em um interessante projeto envolvendo comerciais leves novos e usados. 

A iniciativa contempla o desenvolvimento de um retrofit elétrico pensado para o Fiat Fiorino e seu irmão gêmeo Peugeot Partner Rapid

Segundo a Stellantis detalha, na etapa atual do programa de desenvolvimento é feita a remoção do conjunto mecânico a combustão e instalado um kit de conversão e o conjunto de baterias, que é instalado no compartimento de cargas dos veículos para evitar adaptações na estrutura dos furgões. 

Ainda sem apresentar uma ideia de custo para a execução do retrofit elétrico, a Stellantis informa que as primeiras unidades dos dois modelos convertidas para a propulsão limpa serão disponibilizadas a partir de abril para clientes corporativos selecionados. 

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

“Os testes desses carros serão em vias públicas para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes locais dos veículos. Para isso, será realizada uma coleta de dados para entender melhor o uso e ajustar os parâmetros, caso necessário. A proposta é oferecer veículos elétricos acessíveis, destinados a profissionais com utilização urbana diária média de 100 quilômetros”, acrescentam os idealizadores. 

O projeto de retrofit elétrico do Fiorino e do Partner Rapid começou em 2022 e ainda não há previsão de quando a Stellantis vai oferecer o serviço ao público em geral, uma vez que a solução ainda encontra-se em fase de desenvolvimento. 

Conjunto mecânico a combustão é substituído por um kit de conversão para carros elétricos
Conjunto mecânico a combustão é substituído por um kit de conversão para carros elétricos
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!